Monsul

Pavilhão Desportivo em fase final

Localizado em Monsul, e construído para apoiar as actividades desportivas do Centro Escolar do Cávado e das gentes do baixo concelho, o Pavilhão Desportivo de Monsul encontra-se na fase final de construção.
Construído junto ao edifício escolar, o Pavilhão Desportivo é considerado como uma obra “primordial para a população e para o desenvolvimento do baixo concelho”. Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso, visitou, há dias atrás, as obras de construção. Este equipamento vem melhorar a qualidade de vida das populações desta zona do concelho bem como proporcionar um ensino mais completo e um desenvolvimento mais harmonioso das suas capacidades às crianças que poderão desenvolver ali as suas actividades de educação física.
“Continuo a dizer que esta é uma obra muito importante num período extremamente difícil. A construção encontra-se com uma execução física na ordem dos 70 por cento. Estamos a cumprir um compromisso que tínhamos com os povoenses do baixo concelho e, por isso, a nossa opção por construir este pavilhão, que, por servir áreas como a educação e o desporto e por servir a comunidade escolar, em particular, e a população e as associações, em geral, é uma prioridade”, entende o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.
Rentabilizar o pavilhão desportivo do baixo concelho, colocando-o à disposição da comunidade educativa, das associações, das instituições e da população, principalmente daquela área geográfica, para a realização de várias iniciativas, são objectivos deste equipamento, que representará uma mais-valia para o baixo concelho. Durante o dia irá servir a comunidade escolar já que fica situado num terreno contíguo ao Centro Educativo do Cávado e com acesso directo ao mesmo e, à noite e ao fim de semana, vai servir a população em geral e as associações e colectividades daquela zona.
Este equipamento desportivo de utilização colectiva, que estará pois associado ao referido equipamento escolar, terá como área de abrangência as freguesias de Águas Santas, Ajude, Covelas, Ferreiros, Friande, Geraz do Minho, Monsul, Moure, São João de Rei e Verim, precisamente as mesmas que são servidas pelo Centro Educativo. O pavilhão desportivo resulta de um projecto promovido pela Câmara Municipal e co-financiado pelo ON2 - O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional em 500 mil euros. A empreitada tem um investimento total de 801 mil 360 euros, suportando a autarquia o valor de 301 mil 360 euros.
O edifício do pavilhão terá uma área de quase mil e 800 metros quadrados (mil 762 metros quadrados) e foi pensado segundo padrões low-cost, não abdicando de questões essenciais ligadas a qualidade, conforto e funcionalidade. Estas instalações, que irão permitir a acessibilidade aos utentes com mobilidade reduzida de acordo com o decreto-lei nº 163/ /2006, serão compostas por dois corpos, um mais alto composto de pavilhão desportivo e arrecadação de material desportivo, outro mais baixo composto de balneários e instalações sanitárias, sala de apoio, zona técnica e recepção.
O pavilhão terá uma área útil de recinto desportivo de mais de mil 114 metros quadrados e um pé direito mínimo de sete metros e meio, estando dimensionado para acolher competições de nível internacional segundo as normas das federações desportivas.  O piso será adequado às práticas desportivas, cumprindo as normas das federações. O acesso principal será feito pela zona de balneários. A iluminação será feita pela cobertura.