Assembleia do Connecting Classrooms

Ambiente e Sustentabilidade

Com uma plateia constituída, na sua grande maioria por jovens, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebeu, neste mês de Fevereiro, uma Assembleia do Connecting Classrooms, promovida pelo Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, moderou a sessão. No decurso dos trabalhos, foram apresentadas diversas moções alusivas a temas como a energia, água e sustentabilidade ambiental. Os deputados da Assembleia da República, António Braga (PS) e Francisca Almeida (PSD), bem como o ex-deputado Ricardo Gonçalves participaram na sessão. 
Apreciadas as moções e após o debate, as 14 moções foram votadas, saindo vencedoras na categoria de Energia a moção n º4  (Como combater o desperdício de energia?) da turma P19 (Curso Profissional de Técnico de Multimédia), apresentada por Miguel Sousa e Sofia Oliveira; na categoria de Água, a moção nº 4 (Como combater o consumo abusivo de água?) da turma P19 (Curso Profissional de Técnico de Multimédia) apresentada por Miguel Sousa e Sofia Oliveira; e na categoria de Sensibilidade Ambiental, a moção nº 12 (Como promover a sustentabilidade ambiental no seio da comunidade escolar?) do 12º, turma A, apresentada por Natália Correlo. De acordo com a coordenadora do projecto, Teresa Lacerda, agora, estas moções irão representar o Agrupamento na sessão Plenária de Valadares, cuja escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves também se encontra envolvidos no projecto Connecting Classrooms Europa, que se iniciou no ano lectivo de 2010/2011, que é liderado pelo British Council e, em Portugal, também pelo Ministério da Educação por intermédio da Direção Geral de Educação, contando com muitos outros parceiros institucionais.
Trata-se também de um projecto eTwinning em que Portugal tem como parceiros europeus escolas do Reino Unido, da República Checa e da Grécia, constituindo um grupo que se apelidou de ENA Cluster. No Norte de Portugal, o projecto envolve sete escolas: as Secundárias – Póvoa de Lanhoso, Carlos Amarante (Braga), Caldas das Taipas e Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares) e as Escolas EB2,3 Mosteiro e Cávado (Braga), Paranhos (Porto) e Matosinhos.