Oliveira - Diverlanhoso

‘Aldeia Natal’ fascina pequenada

A época natalícia foi vivida, este ano, com mais intensidade no concelho da Póvoa de Lanhoso. À ‘Aldeia dos Presépios’, em Garfe, juntou-se a ‘Aldeia Natal’, do Parque Aventura Diverlanhoso, localizado na freguesia de Oliveira. Estas duas propostas transformaram o concelho da Póvoa de Lanhoso na “Estrela de Natal”. Este ano, o Diverlanhoso vestiu-se de tons natalícios. Os mais novos foram recebidos pelo Pai Natal que, depois de conversar com a pequenada, recebeu as várias cartas com os pedidos de prendas. Mas, a magia não se ficou pela Casa do Pai Natal. Ao longo do parque, as várias casas em madeira foram transformadas em lugares temáticos para alegria da pequenada. Além da Casa do Pai Natal, os visitantes ficaram a conhecer a Casa do Chocolate, a Casa da Criatividade, a Casa dos Brinquedos e o Cinema da Felicidade.
A tudo isto, juntou-se ainda a mina encantada, a mini-discoteca, o bar do Pai Natal, o Bar dos Gnomos, o slide, a escalada, os insufláveis e o Mercado de Natal, numa parceria com a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso. Aproveitando o excelente localização do parque, em plena natureza, e as infraestruturas existentes, com várias casas construídas em troncos de madeira, os responsáveis do Diverlanhoso decidiram transformar as casas em madeira em vários espaços temáticos direccionados para os mais pequenos e alusivos à época natalícia.
“Tivemos uma grande procura em termos de instituições e tivemos uma grande aceitação por parte do público”, refere Paulo Fernandes, director do Parque Diverlanhoso, considerando que esta será uma iniciativa a repetir e com mais novidades.
Com 5 anos, o Tiago Almeida, residente na vila da Póvoa de Lanhoso mostrava-se satisfeito com a visita à “Aldeia Natal”. “Gostei muito. O que mais gostei foi a Casa do Pai Natal”, disse o Tiago, revelando que pediu uma “espada do Spiderman” ao Pai Natal.
Filipa Silva, de Rendufinho, partilhou também o gosto pela Casa do Pai Natal. “Pedi um nenuco”, revelou a Filipa, dando a conhecer o conteúdo da carta entregue ao “homem das barbas brancas”.
“O objectivo é divulgar a P. Lanhoso como um destino turístico desta altura do ano e, por outro lado, aproveitar a disponibilidade da Diverlanhoso para se associar a esta iniciativa da ‘Estrela de Natal’ para juntar o profano àquilo que já tínhamos de sagrado, com a celebração da Aldeia dos Presépios, em Garfe”, referiu o vereador Armando Fernandes, no momento da abertura da “Aldeia Natal”. “Pretendemos que seja um produto de referência para que as pessoas possam visitar a Póvoa de Lanhoso mas que não venham só cá pela «Estrela de Natal» mas venham cá porque a Póvoa de Lanhoso tem mais para oferecer”, adiantou ainda Armando Fernandes, referindo a excelente localização, gastronomia e paisagem.