Na Póvoa de Lanhoso

NATAL MAIS BRILHANTE

O concelho da Póvoa de Lanhoso assume-se como a estrela deste Natal. À “Aldeia dos Presépios”, em Garfe, junta-se, este ano, a “Aldeia Natal”, no Diverlanhoso, na freguesia de Oliveira. Este ano, o concelho da Póvoa de Lanhoso conta com duas propostas para a época natalícia, numa verdadeira aliança entre o religioso e o profano. Duas iniciativas que se complementam e colocam o concelho povoense como um ponto de visita obrigatório na época de Natal.
A partir desta sexta-feira, dia 14 de Dezembro, o concelho da Póvoa de Lanhoso veste-se a preceito para acolher os milhares de visitantes que aqui se deslocam para apreciar as várias proposta para este Natal. Garfe e Oliveira ganham um novo colorido nesta época festiva.
Na conferência de imprensa de apresentação das duas iniciativas, realizada na manhã de terça-feira, dia 4 de Dezembro, na Casa da Botica, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, vincou que esta é uma forma de promover o concelho e o comércio local. Dando os parabéns pelo empenho, ao longo destes anos, do padre Luís Peixoto Fernandes, da Junta de Freguesia e das gentes de Garfe, às quais se junta o apoio da autarquia povoense, Manuel Baptista frisou que os presépios de Garfe assumem-se como um produto de referência do concelho.
“Espero que estas iniciativas corram de melhor forma e que o S. Pedro nos ajude”, pediu Manuel Baptista que se mostrou disponível, dentro das possibilidades, para apoiar ambos os projectos.
“Além dos Presépios, em Garfe, vamos ter a Aldeia de Natal e eu espero que seja um sucesso e é uma forma de atrair o turismo de fora do concelho. Garfe já tem uma história e a Aldeia de Natal é o primeiro ano e espero que seja um sucesso e dure muitos anos. O parque Diverlanhoso tem todas as condições para fazer um bom trabalho e acredito no projecto, que tem pernas para andar”, referiu ainda Manuel Baptista, à margem da conferência de imprensa.

Quinze construções dão corpo à “Aldeia dos Presépios”
À Fábrica da Igreja de Garfe, à Junta de Freguesia de Garfe e à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso junta-se a população para dar corpo a mais uma edição da “Aldeia dos Presépios”, cuja abertura oficial ocorre neste domingo, dia 16 de Dezembro, pelas 14h30.
Até ao dia 6 de Janeiro, a freguesia de Garfe transforma-se num presépio gigantesco. Do maior ao mais pequeno, do mais elaborado ao mais simples, os presépios de Garfe são fruto do empenho e da criatividade das suas gentes.
Tal como no ano passado, quinze presépios encontram-se espalhados pelos vários lugares de freguesia. De ano para ano, os moradores procuram incutir novidades nas várias construções, que na colocação de novos adereços e imagens, que na remodelação do espaço.
Tal como em anos anteriores, a “Feira de Natal” leva junto dos visitantes os produtos da terra e o artesanato do concelho.
“Os presépios já são uma referência”, revelou o padre Luís Fernandes, dando conta de que a iniciativa tem dado a conhecer as capacidades das pessoas da freguesia e que o seu início ocorreu em 2002, num ano triste para aquela freguesia, uma vez que tinham falecido várias pessoas. “Não havia cheiro a Natal”, referiu o sacerdote, destacando que a iniciativa de se fazer algo para alegar a quadra natalícia partiu de um grupo de jovens da freguesia.

Sentido do Natal
A iniciativa é, segundo o sacerdote, como uma forma de lutarem contra o sentido mais comercial do Natal.
“Aqui há uns anos, o Natal passava-se na igreja, à volta da igreja. Havia uma novena com muita gente. Preparavam o Natal com nove dias de pregações. Actualmente, o Natal é preparado nas grandes superfícies, nos grandes centros comerciais. O presépio continua a ser a maior e a melhor revelação do Natal”, destacou o padre Luís Peixoto Fernandes, revelando que as visitas têm aumentado de ano para ano. A abertura oficial dos Presépios ocorre neste domingo, dia 16, pelas 14h30, junto à nova rotunda de homenagem a La Fare Les Oliviers, em França, seguindo-se a visita à “Feira de Natal” e aos vários presentes.
Uma das novidades deste ano prende-se com a animação nas noites de sábado (dia 22 e 29 de Dezembro e dia 5 de Janeiro), com um concerto musical da Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Calvos (dia 22), noite de fado (dia 29) e encontro musical “Aldeia dos Presépios (dia 5 de Janeiro). Os espectáculos decorrem na Igreja Paroquial, pelas 21 horas.
Além das novidades, mantém-se a tradição da celebração da missa nos presépios.