S. Gens de Calvos

Centro Social: novas instalações

No dia de inauguração das obras de restauro da Igreja Paroquial, o Centro Social de Calvos lançou, de forma simbólica, a primeira pedra das novas instalações, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.
Na tarde de domingo, dia 28 de Outubro, e por ocasião do lançamento da primeira pedra das novas instalações do Centro Social, o padre Albino Carneiro revelou que as actuais instalações corriam o risco de encerramento, “fruto da existência de condições infra-estruturais desadequadas, nomeadamente no que concerne a aspectos como acessibilidade e zonas/mecanismos de circulação para pessoas com deficiência”.
As limitações das actuais instalações levaram, em 2009, o Centro Social, na altura presidido pelo padre António Lopes, a avançar como o projecto “Despertar para o Futuro”. Depois de reprovada, em 1999, a candidatura ao POPH, o projecto recebeu sinal verde, em 2012, após candidatura ao PRODER, através da ATAHCA.
A nova obra, que está a ser erguida num terreno doado por uma moradora – Clarinda Alves, contempla um centro de dia, com capacidade para 25 utentes, e serviço de apoio domiciliário para 50 utentes, em horário alargado. O projecto do novo centro social está preparado para novas respostas no futuro, as quais poderão passar por um mini-lar de 3.ª idade.
“Este projecto não é só de Calvos mas sim de todo o concelho, principalmente de Frades, Rendufinho e parte de Fontarcada”, destacou o padre Albino Carneiro, que pretende alterar o nome das novas instalações para Centro Inter-paroquial de Calvos, Frades e Rendufinho.
Para além do Arcebispo Primaz de Braga, a cerimónia contou com a presença do director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira; de Mota Alves, da ATAHCA, de Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, e restante executivo; bem como dos presidentes da Junta de Freguesia de Calvos e Frades, assim como da população, que marcou presença em grande número.
“Quis dar o terreno para benefício dos velhinhos pois se não criassem novas instalações podiam fechar. Sinto-me bem. O que dei não me faz falta”, disse Clarinda Alves, que ofereceu o terreno para a construção das novas instalações do Centro Social de Calvos.

Igreja totalmente remodelada

A intervenção foi total na Igreja Paroquial de S. Gens de Calvos e pode mesmo dizer-se que “apenas ficaram os muros em pé”. Cerca de 175 mil euros foi o valor investido pela paróquia de S. Gens de Calvos nas obras de restauro da Igreja Paroquial, iniciadas em 2005 e finalizadas neste ano. Volvidos 62 anos, a Igreja Paroquial recebeu uma intervenção profunda, que se estendeu ao interior e exterior do templo. A intervenção foi total, desde o telhado, pavimento, intervenção nas paredes e nos quatro altares laterais, assim como no altar-mor e em todo o exterior do edifício. A isto, junta-se, também, uma nova caixilharia e janelas. Para a concretização da obra, que já se encontra totalmente liquidada, foi fundamental, e como destacou José Lima, secretário do Conselho Económico Paroquial, o apoio da população, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Junta de Freguesia de Calvos. Ao longo destes anos, o Conselho Económico foi angariando donativos e realizando actividades com vista à aquisição de verbas para custear as obras. Uma grande fonte de receita, para além dos três peditórios, foram os bazares realizados ao longo destes anos.
“As pessoas estão encantadas e maravilhadas pois a Igreja está mais bela. Está mais prática. Há cerca de 20 anos sofreu uma reparação ligeira e uma profunda há 62 anos. As pessoas estão contentes com o trabalho que se fez e com a equipa que liderou as obras”, referiu José Lima.