Junta de Freguesia de Lanhoso

Rede viária é a prioridade

Data de 1086 a primeira referência documental sobre Lanhoso. De origem mais antiga que a nacionalidade, a freguesia de Lanhoso (S. Tiago) é uma terra de riquíssimas tradições.
Dela fizeram parte, até à criação da freguesia de Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), em 1930, o Castro de Lanhoso, o Santuário de Nossa Senhora do Pilar e o Castelo de Lanhoso.
Com um passado rico em termos históricos, do qual se destaca, entre outros, o Tratado de Lanhoso, em 1121, Lanhoso foi a freguesia cabeça de concelho até 1930, ano em que foi criada a freguesia da Póvoa de Lanhoso.
Olhando para o alto do Monte do Pilar, onde se destaca o Castelo de Lanhoso, a freguesia de Lanhoso não esquece o seu passado histórico e sócio-cultural.
A quietude, a harmonia e os traços de ruralidade convidam a uma visita. Mais do que visitar, Lanhoso convida a permanecer. Tão perto e tão longe, assim podemos definir Lanhoso. Tão perto do centro da vila, onde pode encontrar todo o tipo de bens e serviços, e tão longe do ruído próprio dos locais mais urbanos.
“Quem vem para aqui, fica”, assegura Fernando Machado, presidente da Junta de Freguesia de Lanhoso desde 2009. Fernando Machado lidera uma equipa de trabalho que integra Amália Alice Pires Ribeiro Machado, como secretária, e António Júlio Pereira Machado, como tesoureiro.
A rede viária é a principal preocupação da Junta de Freguesia de Lanhoso. A conclusão da Rua de Tinocos de Cima, com a colocação da rede de saneamento e águas pluviais, e a pavimentação da Rua dos Tinocos até à ligação com a Rua de Tinoco de Cima, também esta com rede de saneamento e condução de águas pluviais, a colocação de condutas na Rua de Chidelas e na Rua de Santo António foram algumas das melhorias operadas na rede viária. Muito mais a Junta de Freguesia gostaria de ver concretizado. O  actual panorama financeiro vem adiar algumas das obras.
“As grandes necessidades são em termos de rede viária. Temos vários caminhos ainda em terra que gostaríamos de ver pavimentados. Tal ainda não nos foi possível realizar mas esperamos no futuro concretizar algumas das obras previstas para dar melhores condições de vida às gentes de Lanhoso”, refere Fernando Machado, presidente da Junta de Freguesia.
A Rua do Baldio, a Travessa do Baldio, a Travessa dos Tinocos, a Travessa da Avenida de Lanhoso, a Rua dos Penedos Abertos, a Rua da Calçada, a Rua de Cima de Vila, a Rua dos Moinhos e parte da Rua do Souto de Baixo são alguns dos locais onde a Junta de Freguesia de Lanhoso gostaria de ver concretizados melhoramentos na rede viária.
A tudo isto, junta-se, também, a conclusão da rede de água e saneamento, que abrange actualmente cerca de 80% da freguesia.
O Largo do Cruzeiro, onde confluem várias ruas e onde o trânsito de veículos de faz em grande número, levam a Junta de Freguesia de Lanhoso a equacionar uma intervenção no local, no sentido de dar maior dignidade a um dos pontos centrais da freguesia e regular a circulação das viaturas. A colocação de uma rotunda poderá ser uma das respostas para o Largo do Cruzeiro.
Apesar das dificuldades, a Junta de Freguesia de Lanhoso não baixa os braços e pro-mete continuar a encetar esforços para a melhoria da qualidade de vida das gentes de Lanhoso. No edifício da sede de Junta, a população de Lanhoso recebe todo o apoio na resolução dos seus problemas. Diariamente, uma carrinha da Junta de Freguesia transporta os jovens alunos até a um dos estabelecimentos de ensino básico na vila.
“Lanhoso é uma freguesia bonita, airosa, pacata e exposta ao sol nascente. Quem vem para aqui, fica. Há muito terreno disponível para construção e várias moradias disponíveis. Não podemos esquecer a excelente localização, a dois minutos da vila da Póvoa de Lanhoso e a dez minutos de Braga”, esclarece Fernando Machado, convidando a uma visita a Lanhoso.