Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Prémio pelo apoio às famílias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu a Bandeira de Autarquia Mais Familiarmente responsável. A distinção, a terceira, levou a autarquia a receber uma menção honrosa. A entrega de-correu na sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, na tarde do dia 24 de outubro. Neste ano, cerca de 35 municípios viram reconhecidas e valorizadas as suas políticas e práticas de apoio às famílias. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, através do Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis.
A Câmara Municipal fez-se representar por Fátima Moreira, vereadora da Acção Social que considerou que “esta distinção, pelo terceiro ano consecutivo, vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia na área de apoio à família, onde tem sido pioneira em várias das medidas implementadas”. 
“O apoio às famílias foi sempre considerado como prioritário na estratégia po-lítica municipal e continuará a sê-lo. O agudizar dos problemas socioeconómicos exigem de nós, todos os dias, novas respostas e novas medidas", destacou ainda Fátima Moreira, acrescentando: "O galardão é, sem dúvida, um estímulo para continuarmos a trabalhar em prol das famílias, incentivando políticas de proximidade e relações de afecto. Bem hajam todos e todas que, nesta  autarquia, contribuem para que outros possam ter melhor qualidade de vida e ajudam a construir um melhor presente e um futuro de esperança".
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara de Cantanhede, João Pais de Moura, que destacou, de entre outros aspectos, que esta bandeira é um estímulo a todos os municípios e que os critérios do Observatório cruzam com o papel dos municípios nos dias de hoje. Já o Presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Fernando Castro, salientou que o objectivo é que esta bandeira se estenda a todos os municípios do país, revelando a sua atratividade para a fixação das populações, contrariando o apelo para a emigração. Por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Margarida Neto, colocou ênfase na família como o coração da sociedade e na necessidade de existirem cada vez mais políticas de proximidade. Presentes estiveram ainda autarcas e pessoal técnico dos 35 municípios portugueses distinguidos em 2012.
Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional a que responderam 103 autarquias que permitiu analisar as políticas de família em áreas como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.
A Câmara implementou, ao longo dos últimos anos, um conjunto de medidas direccionadas para o apoio às famílias, de que são exemplo o subsídio às rendas de casa, o HabitaLanhoso, a Acção Social Escolar, a atribuição de Bolsas de Estudo e de Prémios de Mérito, a criação do Banco de Tempo e do Serviço de Promoção da Igualdade de Género, a criação de Cartões Municipais, a manutenção de uma praia acessível a todos, a elaboração do Plano Municipal da Igualdade, de entre muitas outras medidas, como a construção dos Centros Educativos e de equipamentos desportivos, por exemplo.