Aniversário da Associação em Diálogo

António Ribeiro homenageado

Em dia de aniversário, celebrado dia 27 de Outubro, a Associação “Em Diálogo” prestou homenagem a António Ri-beiro, antigo director do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Fafe. Aos dirigentes, colaboradores, representantes de instituições do concelho e presidentes de Junta, juntaram-se representantes da Câmara, num momento que assinalou o 14.º aniversário da “Em Diálogo”.
Mais do que homenagear aquele que durante vários anos desempenhou funções como director do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Fafe, a cerimónia pretendeu, conforme destacou Clarisse Matos Sá, “homenagear um amigo da Em Diálogo”.
No dia de encerramento da Semana Aberta, a “Em Diálogo” apagou as 14 velas do bolo de aniversário, numa data que constitui, pela positiva, um marco na história da Associação “Em Diálogo”. A homenagem, singela e simbólica, procurou prestar tributo a um homem que esteve durante vários anos ligado às várias instituições do conce-lho, em especial à “Em Diálogo”. O momento de homenagem contou, também, com a intervenção de pessoas que, profissionalmente e pessoalmente, privaram com António Ribeiro.
Em nome pessoal, e como amiga de António Ribeiro, Fátima Moreira, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que naquela ocasião representou o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, ao qual preside, desejou os parabéns à “Em Diálogo”, fazendo votos para que “continuem na vossa senda, no trabalho social, para que, de facto possam contribuir para uma Póvoa mais solidária”. “Trabalhar com o dr. António ribeiro é um exemplo de vida. Aquilo que fui ouvindo transformou-se em metas para mim também. Pessoa de uma humildade e de uma postura perante o trabalho e os valores que defende que ninguém que tenha uma postura correcta perante a vida pode deixar de reconhecer isto”, destacou Fátima Moreira.
Também Luísa Rodrigues Sousa Dias, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, revelou que o homenageado “é capaz, independentemente de qualquer coloração política, de estar sempre ao lado de quem precisa para facilitar a vida dos que precisam de nós”.
“Esse foi o grande exemplo que o senhor me deixou. O senhor ajuda, indiscriminadamente, a resolver os problemas das instituições, das entidades que consigo têm o privilégio de trabalhar”, disse a presidente do Agrupamento Gonçalo Sampaio.
Destacando o quão gratificante foi trabalhar com António Ribeiro, o advogado João Tinoco de Faria, antigo presidente da Câmara, apontou, de entre outras considerações, o homem de uma disponibilidade total, total frontalidade e coerência total.
Salientando a personalidade importante no desenvolvimento e crescimento da “Em Diálogo” que foi António Ri-beiro, o ex-presidente da direcção da instituição e actual presidente da Assembleia Geral, António Lourenço, e considerou importante que se faça justiça, através da homenagem, a pessoas que foram importantes para a “Em Diá-logo”.
Vincando a boa relação entre a Câmara e o Instituto de Emprego, Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal, destacou a capacidade de António Ribeiro em transformar as relações institucionais em pessoais, assim como a sua presença assídua, nomeadamente no Conselho Municipal da Educação.
A relação séria, os valores e características de António Ribeiro foram também destacadas por Clarisse Sá, assim como os inúmeros contributos, nomeadamente na definição de alguns projectos.
De acordou com Clarisse Matos Sá, a Semana Aberta da EPAVE, realizada de 24 a 27 de Outubro, procurou “focar essencialmente os crescentes problemas sociais que a actual conjuntura tem causado a muitas famílias, que vivem hoje enredadas nas teias do desemprego, das fa-lências, do desemprego, da exclusão e da pobreza”.
As várias iniciativas que marcaram a Semana Aberta deste ano foram dirigidas a todos quantos se dedicam à área social no concelho. Do programa constou, no dia 24, pelas 14h30, uma palestra denominada “Alimentação aro-matizada para uma saúde equilibrada”, dirigida a utentes do projecto “Alimentação adequada a custo controlado”, seguindo-se, no dia 26, pelas 15 horas, uma tertúlia alusiva ao tema “Respostas Sociais: inovar face à actual conjuntura”, que contou, de entre outras, com a presença do padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Nesta sessão, procurou-se reflectir sobre a necessidade de criar novas  respostas sociais para as questões que a sociedade enfrenta e pata a melhoria dos serviços prestados aos utentes.
Para além do jantar comemorativo do 14.º aniversário, o dia 27 de Outubro, sábado, ficou marcado por uma acção de formação interna, denominada “Em Diálogo em segurança”, destinada a todos os colaboradores das valências, serviços e projectos da instituição, num momento que contou com a participação de elementos da GNR, Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e Centro de Saúde.