Dia Mundial do Animal: 4 de Outubro

Cães da GNR encantaram crianças

O Ruca, o Joca e o Sting fizeram as delícias de pequenos e graúdos. No Dia Mundial do Animal, comemorado a 4 de Outubro, o Parque do Pontido, na vila, acolheu uma demonstração da Equipa Cino-técnica K-9 do Comando de Braga da GNR. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, à qual se juntou a CIM do Ave, com a carrinha de apoio às acções de sensibilização do DTER da GNR da P. Lanhoso.
Crianças e adultos assistiram às demonstrações dos binómios da GNR e ficaram maravilhadas com a destreza e a capacidade dos caninos, no que diz respeito à manutenção da ordem pública, detecção de droga e de explosivos. Para além da comemoração do Dia Mundial do Animal, a iniciativa integrou o projecto “Gerações Mãos Dadas”, levada a cabo pela Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Sensibilizar para as boas práticas e comportamentos cívicos alusivos à temática da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, vereadora da Educação e Juventude, Cabo Nuno Cruz, da secção de programas especiais da GNR da Póvoa de Lanhoso, e o capitão Gonçalo Amaro, comandante do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, marcaram presença no evento.
“Gostei muito. Nunca tinha visto. Gostei de todos mas em especial do cão de manutenção de ordem pública. Um dia, quando vinha de França vi um cão no aeroporto. Nesse dia, fiquei admirada pois não sabia o que era. O cão encontrou dois sacos com droga”, revela Júlia Vieira, de Vilela.
A opinião foi também partilhada por Adelaide Rocha, de Fontarcada, que ficou maravilhada com a demonstração dos binómios da GNR. “Nunca tinha visto. Foi a primeira vez. Acho que foi uma iniciativa bonita e que se tornou ainda mais bonita pois teve a presença de crianças. O primeiro cão, o de manutenção de ordem pública, que mostrou uma grande obediência, foi aquele de quem mais gostei”, revela Adelaide Rocha.
Um pouco envergonhado, o Zé Pedro, do Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, lá foi dizendo que gostou de todos, em especial do castanho, o Ruca, que detectou explosivos num carro da GNR.
Para Telmo Pereira, esta não foi a primeira vez que viu uma demonstração dos binómios da GNR. “Gostei de todos eles. Já tinha visto antes e gosto muito. São muito bonitos. Dos três, o que gostei mais foi do Sting”, revela o Telmo, de 4 anos.
De entre outras iniciativas, o Destacamento da GNR, através da Secção de Programas Especiais, tem no terreno a operação Residência Segura, com a visita às residências dos idosos dos concelhos de abrangência do DTER da Póvoa de Lanhoso; Igreja Segura; Comércio Seguro, com campanhas de sensibilização junto dos comerciantes; Embaixador EPAVE, no âmbito do projecto “Gerações Mãos Dadas” e Escola Segura.