Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso

Humberto Carneiro assume 
recandidatura a Provedor

Na sessão solene comemorativa dos 95 anos do Hospital António Lopes/Misericórdia, realizada na manhã de ontem, Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso assumiu a sua recandidatura ao cargo.
“Independentemente de não ser o melhor momento, tanto pessoal como profissional, quero dizer-lhes que, muito ponderadamente, vou assumir ser candidato a provedor da Misericórdia para o próximo mandato”, assegurou Humberto Carneiro, vincando que a decisão foi tomada depois de ouvir a família, os amigos e muitos povoenses e devido ao facto da instituição necessitar de levar por diante obras estruturais e tidas como fundamentais.
Humberto Carneiro tornou, desta forma, pública a sua recandidatura ao cargo de Provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, cujo acto eleitoral decorre no mês de Novembro.
A construção da nova Unidade Médico-Cirúrgica do Hospital António Lopes, que se assume como um enorme desafio para a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, pesou na decisão do actual Provedor. “Necessita, claramente, de um acompanhamento muito especial e muito atento, para que não haja derrapagens orçamentais, para que não haja derrapagens do tempo”, revelou Humberto Carneiro, não virando costas aos novos desafios da Misericórdia povoense.
“Fiz questão, em tempo próprio, de solicitar aos colaboradores, que independentemente da estima que possam ter, do reconhecimento do trabalho desta Mesa Administrativa, para não se manifestarem sobre quem podiam apoiar ou não apoiar, porque tem que haver, seguramente, uma distância entre quem trabalha e quem gere e, nomeadamente, numa instituição como esta, em que quem gere resulta de actos electivos. Não queria, de forma alguma, condicionar quem quer que fosse a poder candidatar-se a provedor desta instituição”, revelou o Provedor Humberto Carneiro.
Em Abril deste ano, mais de uma centena de Irmãos convocou uma assembleia geral extraordinária, no sentido de solicitar a permissão da assembleia geral para uma nova recandidatura dos actuais membros da Mesa Administrativa.

Hospital António Lopes vai ter novo bloco cirúrgico
Já está para aprovação na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso o projecto da nova Unidade Médico-Cirúrgica do Hospital António Lopes. A novidade foi avançada pelo Provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no decurso da sessão solene.
O projecto de remodelação de ampliação, orçado em 2,5 milhões de euros, contempla a criação de mais um bloco operatório, com duas salas de cirurgia, o aumento de 20 camas na área de internamento e a criação de novas áreas dedicadas às especialidades médico-cirúrgicas. A nova estrutura, de quatro pisos, contempla uma área de construção superior a 2 mil metros quadrados. A intervenção, e segundo Humberto Carneiro, visa adequar as instalações ao que era imposto legalmente.
 “O Hospital António Lopes vai ter a obra que necessita ser feita para continuar a cumprir o legado do nosso fundador”, assegurou Humberto Carneiro.
Na sua intervenção, Humberto Carneiro deu conta da enorme satisfação pelo facto do Hospital António Lopes integrar o ranking dos “Hospitais 5 estrelas”, com a Entidade Reguladora da Saúde a reconhecer a qualidade do trabalho prestado pelo Hospital António Lopes (HAL).
Aos colaboradores e funcionários do HAL, Humberto Carneiro deixou uma palavra de “muito apreço e de muita estima”.

Provedor elogiou coragem de Rui Barreira
Na sua intervenção, Humberto Carneiro, e referindo a Rui Barreira, director do Centro Distrital de Segurança Social de Braga, referiu que encontrou “uma pessoa sensível, aberta aos problemas das Misericórdias e em particular à Misericórdia da Póvoa de Lanhoso”.
Um dos exemplos, deixados por Humberto Carneiro, foi a atribuição, novamente à Misericórdia, do programa comunitário de assistência alimentar aos mais carenciados.
Neste momento, é prestado apoio a 193 famílias tendo sido distribuídos, até ao mês de Agosto, um total de 594 cabazes. Humberto Carneiro referi que a distribuição do alimentos está a ser feita de “uma forma serena, ordenada e discreta, com respeito pela pessoa humana, pelas pessoas que têm dificuldades”.
Além deste, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso aderiu ao Programa das Cantinas Sociais. As refeições servidas ultrapassam já as 65 contratualizadas.
Os agradecimentos estenderam-se também ao apoio dado pela Câmara, seja ao nível das actividades de enriquecimento curricular, seja através do Pelouro da Saúde.