EDITORIAL


Armindo Veloso
 

Retratos

Hoje apetece-me fazer cinco retratos do nosso país.
 
Primeiro
Portugal desceu quatro posições no ranking da competitividade, ocupando agora o quadragésimo nono lugar atrás de países como a Turquia ou o Azerbaijão. Lista elaborada pelo fórum económico mundial.
Segundo
A selecção portuguesa de futebol subiu quatro lugares no ranking da FIFA avançando uma posição, ultrapassou o Uruguai, na última alteração registada entre os dez primeiros.
Terceiro
O conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo de quinze dias a Jorge Jesus por declarações feitas após o jogo Benfica/Porto de Março passado. Essa suspensão teve lugar numa paragem do campeonato da primeira liga por haver jogos da selecção.
Quarto
O PSD e o PS há mais de dez anos que dizem querer alterar a lei eleitoral autárquica. Esta chegou a ser votada, e aprovada na generalidade pelo PS mais PSD, no governo Santana Lopes. Como o governo caiu, a lei foi na enxurrada.
Agora, o PSD e o PS dizem querer alterá-la. Neste caso a bola está do lado do PSD. Como não convém ao PP, membro da coligação governamental, o PSD diz que não há condições. 
Quinto
O Primeiro Ministro de Portugal “leu um texto escrito pela Troika” meia hora antes de um jogo de futebol onde, para reduzir a famosa TSU (Taxa Social Única) às empresas em 5.25%, foi buscar ao bolso dos trabalhadores 7%.
Vão brincar com o raio que os parta.

Até um dia destes.