EDITORIAL


Armindo Veloso
 

Méritos sem acaso

Diz o povo que por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher. Os provérbios populares se forem entendidos de uma forma profunda, correcta e adaptados aos tempos, têm sempre uma boa dose de verdade.
Adaptando esse provérbio eu diria que por detrás de sucessos, sejam eles de que natureza forem, desde que prolongados no tempo para não haver o argumento da sorte de principiante, há sempre mérito.
Sendo a natureza humana intensamente invejosa, embora muitos de nós o neguem, arranjamos quase sempre argumentos para denegrir os sucessos alheios.
Conheço bastante bem o António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga e da sua SAD. Sendo ele uma dúzia de anos mais novo do que eu a vida proporcionou bastante conhecimento recíproco.
Nunca imaginei que aquele jovem, hoje ainda só tem quarenta anos..., com um feitio difícil conseguisse ter sucesso numa das instituições mais complexas de gerir na nossa região minhota: o SCB. Soube rodear-se de empresários amigos poderosos; de uma equipa de trabalho composta com elementos da sua confiança e liderada com mão de ferro; gerir amizades de pessoas influentíssimas; emancipar quanto pôde e quis o SCB da tutela política – com ele o professor Marcelo Rebelo de Sousa é convidado para assistir aos jogos... -  e trabalhando com afinco e paixão sempre, repito; com mão de ferro, os resultados aí estão para meu espanto e para espanto de muitos como eu.
O SCB é hoje reconhecido e respeitado nacional e internacionalmente. Quantos clubes se gozarão de com um ridículo orçamento, comparado com clubes médios europeus e não com os grandes,  se transformar em poucos anos nos sucessos desportivo e empresarial?
Este trabalho é certamente de equipa mas não há equipa sem timoneiro e esse é claramente o António Salvador.
Até um dia destes.