EDITORIAL

Armindo Veloso





Qual fátima qual fado? viva o futebol!

Hoje: podia-lhe pegar por haver quatro clubes de futebol, na primeira liga, só no distrito de Braga; podia-lhe pegar por haver milhares de empresas a definharem e outras tantas a fecharem enquanto os clubes de futebol se aguentam pagando salários milionários e muitas das vezes não cumprindo com as suas obrigações públicas; podia-lhe pegar por ser em grande parte o povo mais humilde, que são os milhões..., a aguentar esta festarola permanente subsidiando o futebol de dezenas de maneiras desde as quotas até ao simples acto de assistir aos jogos na TV.
Não, não lhe vou pegar por aí.
Talvez lhe pegue pela parte aparentemente menos dramática. Mas não o é.
No dia que se soube dos jogadores convocados para o Europeu assistia à abertura dos telejornais.
Achei normal que abrissem com os nomes dos convocados ditos majestosamente pelo seleccionador nacional, Paulo Bento. Quando começou o tempo de perguntas e respostas dos meios de comunicação social presentes achei estranho que a RTP continuasse no ar com aquele tempo indescritivelmente inútil.  Aí, mudei para a SIC. Igual. Mudei para a TVI. Igual. Mudei para a SIC notícias. Igual. Mudei para a RTP informação. Igual. Mudei para a TVI 24. Igual. A RTP 2 não era alternativa porque não emite notícias nesse horário.
Cerca de doze minutos nuns canais e quinze noutros em directo às vinte horas. Deve estar tudo louco a começar pelos directores das televisões.
Se se pode perdoar que as privadas entrem pela lógica das audiências, a crise a isso obriga..., já a RTP nunca deveria entrar por aí. Para isto, privatizem-na rápido.
Os próximos accionistas que contratem o Futre...

Até um dia destes.