Câmara, Santa Casa e Associação Graal

Nova agência do Banco do Tempo

A partir de agora, a Póvoa de Lanhoso conta com uma agência do Banco do Tempo, num projecto que envolve a Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia e a Associação Graal.
Neste “banco”, o tempo é a moeda de troca. “O Banco do Tempo é um banco igual aos outros. Tem agências, tem horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca”, referiu Margarida Santos, do Conselho Coordenador da Graal.
No Banco do Tempo, troca-se tempo por tempo, sendo a unidade de valor a hora, com todos os serviços prestados a ter o mesmo valor.
“Qualquer pessoa que esteja disposta a dar uma hora do seu tempo para prestar um conjunto de serviços, recebe em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio. Troca por troca. Hora por hora”, pode ler-se no folheto de apresentação do Banco do Tempo.
A carta de compromisso foi assinada no dia 15 de Maio, no Theatro Club, na vila da Póvoa de Lanhoso. Com esta adesão, o Banco do Tempo conta com 34 agências espalhadas pelo território nacional.
Apoiar a família e a conciliação entre a vida profissional e familiar; construir uma cultura de solidariedade e promover o sentido de comunidade; valorizar o tempo e o cuidado dos outros, estimulando talentos e reconhecendo capacidade são alguns dos objectivos desta resposta.
Tomar conta de crianças, apoiar o estudo, fazer compras no supermercado, arranjos de carpintaria e electricidade, arranjos de costura, lições de informática, pintura, preenchimento de documentos e passar a ferro, são alguns exemplos de serviços a partilhar no Banco do Tempo.
Mostrando-se satisfeita pela criação desta nova resposta, e destacando que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é uma autarquia “familiarmente responsável”, Fátima Moreira, vereadora da Acção Social da autarquia povoense, salientou que, para além da perspectiva local, o Banco do Tempo permite a possibilidade de ser criada uma rede nacional de serviços. Naquele momento, Fátima Moreira desafiou outras instituições e entidades a associarem-se ao projecto.
Na sua intervenção, a vereadora da Acção Social vincou que o desafio passa, neste momento, pela criação de estratégias de solidariedade e pela criação de redes de vizinhança.
Na vila da Póvoa de Lanhoso, o serviço funciona junto ao Banco do Voluntariado, na Avenida 25 de Abril. O momento, num dia em que se comemorou o Dia Internacional da Família, ficou também marcado pela entrega do Cartão Municipal de Família Numerosa.