‘Acontecimentos Marcantes da Minha Vida’

Obra de João Antunes Pardelho

Acontecimentos marcantes da minha vida” é a mais recente obra do povoense João Antunes Pardelho. Depois de “Marta”, obra com a qual iniciou o seu percurso no mundo da escrita, João Antunes Pardelho apresentou, no passado sábado, dia 19 de Maio, no auditório da Casa da Botica, o livro “Acontecimentos marcantes da minha vida”. A apresentação esteve a cargo do escritor e historiador José Abílio Coelho, num momento que contou, também, com a intervenção de Fátima Mo-reira, vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Na apresentação, José Abílio Coelho abordou algumas passagens da narrativa e afirmou que a obra é essencialmente “um hino aos que gostam de conhecer a Póvoa de outros tempos”.
Destacando que a obra tem um duplo significado, José Abílio Coelho salientou que para além de solenizar o acto de divulgação, comemora-se um tempo e uma geografia humana que não se deve deixar morrer. Considerando este como um “bom livro, bem escrito e narrativamente bom”, o historiador José Abílio Coelho referiu que se trata de um “retrato extraordinariamente bem escrito de uma época que importa recordar”.
“Tenho a certeza que certos trechos do livro vos vão emocionar ou divertir”, referiu o autor João Antunes Pardelho, adiantando que no próximo mês de Outubro será apresentada a sua terceira obra, que já está na posse da editora.
Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou que, nesta obra, há uma revelação da pessoa e dos sentimentos em relação às pessoas que lhe são próximas. Perante esta afirmação, o autor revelou que tudo o que escreveu é autêntico.
“Escrevi o que sentia. O coração é que me ditou as coisas”, revelou João Antunes Pardelho.
Na conversa com o autor, José Abílio Coelho adiantou que a obra serve para fazer um pouco “a fotografia do que foi a nossa terra há 50 ou 60 anos atrás”
“Tragam à memória, tragam ao presente aquilo que foi a história da Póvoa”, incentivou a vereadora Fátima Moreira.