Destacamento Territorial da GNR


Uma operação de parar o trânsito
Centenas de viaturas foram fiscalizadas numa operação desencadeada, quarta-feira, dia 21 de Dezembro, pelo Destacamento Territorial (DTER) da Póvoa de Lanhoso da GNR que ‘parou’ o trânsito na Estrada Nacional 103 na área do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Durante cerca de três horas - entre as 17.00 e as 20.00 horas - o trânsito foi desviado para a antiga 103, na zona da Rita, em Covelas, numa acção de fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade que antecipou a operação Natal da GNR.
O comandante do DTER da Póvoa de Lanhoso, Capitão Gonçalo Amado, explicou que a operação visou “fiscalizar e sensibilizar para que a quadra festiva decorra da melhor maneira”.
Infelizmente, o período do Natal e Ano Novo é, todos os anos, marcado pela sinistralidade rodoviária.
Naquele dia, na estrada, os militares da GNR fiscalizaram, mas também tentaram sensibilizar os condutores para uma condução mais tranquila e, sobretudo, segura.
Ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e até transporte colectivo de passageiros, todos foram fiscalizados
Pneumáticos, colete e triângulo de sinalização foram alguns dos aspectos a que a GNR deu atenção, a par da má utilização de faróis de nevoeiro.
Foram vários os condutores autuados por circularem com as luzes de nevoeiro ligadas sem que as condições atmosféricas o justificassem.
A condução sob efeito de álcool também esteve na mira da GNR. Foram testados 121 condutores e detectados quatro com excesso de álcool. Um deles foi detido depois de acusar uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,33 g/l.
Um condutor tentou fugir à fiscalização e acabou por enveredar por um caminho sem saída onde embateu num muro. Submetido ao teste de alcoolemia, acusou excesso de álcool com uma TAS de 0,75 g/l.
No final, a operação do DTER da Póvoa de Lanhoso saldou-se em 93 autos de contra-ordenação instaurados...