Travassos


Explosão causou ferido grave

Um homem, de 70 anos, ficou gravemente ferido, na manhã de segunda-feira, na sequência de uma explosão provocada por uma alegada fuga de gás. Daniel Pinheiro, de 70 anos, que resida na Rua de Santo António, em Travassos, encontrava-se sozinho na oficina de ourivesaria quando tudo aconteceu. A vítima apresentava queimaduras na face, abdómen, tórax e membros superiores.
A oficina, que funciona num anexo, ficou bastante destruída, com muitos dos objectos a serem projectados. No exterior da oficina estavam as botijas de gás, que não chegaram a explodir.
Ourives reformado, Daniel Pinheiro fazia, esporadicamente, pequenos trabalhos, nomeadamente reparações de objectos de ourivesaria. Eram 8h30 da manhã quando se deu a explosão que terá sido despoletada, ao que tudo indica, pela utilização de um maçarico, ferramenta utilizada pelos ourives. Com a acumulação de gás no interior daquele espaço, a chama funcionou como uma fonte de ignição, provocando a explosão que feriu com gravidade o ourives.
Segundo a filha, Daniela Pinheiro, o pai saiu pelo próprio pé da oficina. “Estava a dormir. Ouvi o barulho, vim ver o que se passava e já vi a minha mãe com o meu pai a sair da oficina”, explica Daniela, que aponta como causa da explosão uma fuga de gás. “Aqui nunca aconteceu nada. Temos cuidado e as botijas estão colocadas fora da oficina”, revelou ainda Daniela Pinheiro.
No local compareceram amigos e familiares de Daniel Pinheiro. De entre os presentes encontrava-se Custódio Gomes, sobrinho e afilhado da vítima, e também ele ourives. “Ouvi o forte estrondo e vim à varanda e vi uns papéis no ar e apercebi-me que era no meu padrinho”, explicou o ourives, que ia dando apoio aos seus familiares, abalados com o acidente ocorrido.
O ferido foi assistido, no local, pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e pela equipa médica da VMER de Braga. Depois de assistido, foi transportado para o Hospital de Braga, seguindo posteriormente para uma das unidades hospitalares do Porto.
Além da assistência ao ferido, os soldados da paz povoenses apagaram pequenos focos de incêndio, que deflagravam na oficina de ourivesaria.
No local, compareceram, também, militares do Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, que tomaram conta da ocorrência.