13.º aniversário da associação ‘em diálogo

Homenagem a Helena Areias

A Associação “Em Diálogo” organizou, de 23 a 28 de Outubro, a 3.ª edição da Semana Aberta, numa iniciativa que visou assinalar a passagem do 13.º aniversário da instituição. O momento alto do programa aconteceu na noite de quinta-feira, dia 27 de Outubro, com o jantar festivo de homenagem a Helena Maria Areias, ex-coordenadora da Segurança Social de Braga.
Durante os dias de festa, a “Em Diálogo” abriu as suas portas às instituições do concelho, num intercâmbio de conhecimentos e partilha de saberes entre os idosos das várias IPSS’s. A par disso, a instituição promoveu acções de formação para os seus colaboradores e funcionários.
O Restaurante Põe-te a Pau, em Fontarcada, foi o local escolhido para a realização do jantar festivo de homenagem a Helena Areias num momento animado pelos grupos da instituição: grupo de cavaquinhos “Os Amigos da Em Diálogo”, grupo de concertinas e grupo de guitarras.
O jantar festivo marcou a recta final do aniversário da Em Diálogo e segundo a presidente da direcção, Clarisse Matos, aqueles momentos representam “mais um marco, pela positiva na história da Associação Em Diálogo”. “A solidariedade e a partilha” foi o tema da 3.ª Semana Aberta e enquadrou as vertentes da solidariedade, partilha, interligação com outras instituições e a melhoria dos serviços prestados.
“Em nome da Em Diálogo quero prestar-lhe esta justa e afectuosa homenagem que nasce do profundo reconhecimento por parte daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de conviver consigo, do seu talento profissional e da sua imensa generosidade”, referiu Clarisse Matos, dirigindo-se a Helena Areias, ex-coordenadora da Segurança Social, ligada à criação da Associação “Em Diálogo”. O entusiasmo, a competência, a generosidade, as inúmeras contribuições e o esforço colocados na “Em Diálogo”, por parte da homenageada, foram também vincados.
O projecto de criação do Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul, a definição do projecto de intervenção do Centro Comunitário, a criação do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social, a implementação das actividades lúdico-pedagógicas, a implementação da rede social no concelho e a elaboração de várias candidaturas foram alguns assuntos que mereceram a colaboração de Helena Areias.
Das mãos da presidente da direcção da “Em Diálogo”, recebeu uma lembrança como forma de reconhecimento de todo o contributo dado à instituição. “Esse projecto lançou-me o desafio que eu senti desde o primeiro momento em poder apoiar pessoas em situação difícil no baixo concelho. Era um entusiasmo muito grande que eu sentia em poder fazer coisas diferentes, coisas que transformassem a situação de pessoas em situação de desfavorecimento”, revelou a homenageada, recordando o aparecimento da instituição aniversariante.
A festa terminou com o cantar de parabéns à “Associação em Diálogo” pelo seu 13.º aniversário.