Instituto Superior de Saúde do Alto Ave


Arranque do ano lectivo marcado
pela acreditação dos cursos


Está em curso o processo de acreditação das licenciaturas do ISAVE – Instituto de Saúde do Alto Ave, localizado em Geraz do Minho, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), cuja missão consiste em “garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior”.
Depois da avaliação do curso de Enfermagem, nesta semana, a avaliação dos restantes cursos de tecnologias de saúde. Estes dados foram transmitidos no decurso da abertura oficial do ano lectivo, que decorreu na manhã de terça-feira, dia 11 de Outubro, no auditório do ISAVE. Mostrando-se optimista com o desfecho do processo de acreditação, Jónatas Pego, presidente da instituição, e à margem da sessão solene, salientou a necessidade da submissão de novas formações.
O Mestrado em Radiologia, nas áreas de TAC e Ressonância Magnética, poderá ser a futura aposta daquela instituição de ensino superior.
Ensino, Investigação e Serviço à Comunidade são as três linhas mestras de actuação apontadas, no decurso da sessão solene, por Jónatas Pego.
“Esforçar-nos-emos para que o ISAVE seja mais ensino de qualidade superior, que a investigação seja cada vez mais focada e útil para a comunidade e que os serviços à comunidade sejam integrados com o ensino e com a investigação”, referiu o presidente do ISAVE. Pegando na sigla “SAS”, Jónatas Pego destacou que os profissionais de Saúde do ISAVE são “profissionais que sabem, são profissionais que aprendem e são profissionais que são”. “Hoje em dia não basta saber. É preciso saber aprender”, destacou ainda o presidente do ISAVE.

Agentes futuros da promoção da saúde
“Serão vocês os agentes futuros da promoção da saúde, da prevenção da doença, da reabilitação do doente e, porque não, da futura transmissão de conhecimentos a outros estudantes quando avaliarem estágios de futuros colegas ou mesmo como professores”, referiu Fernando Azevedo, vice-presidente do Conselho Pedagógico.
A abertura oficial do ano lectivo 2011/2012 contou, naquele dia, pelas 9h30, com a celebração da Eucaristia, seguindo-se a sessão solene, no decurso da qual foram entregues os diplomas de mérito referentes ao ano lectivo 2010/2011 a três alunas da instituição.
Célia Moreira, que concluiu a sua licenciatura em Enfermagem, deixou, no decurso da sessão solene, o seu testemunho pessoal.
Com licenciaturas em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Higiene Oral, Prótese Dentária, Radiologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, o ISAVE conta, neste ano lectivo, com um total de 600 alunos.

Latada e Baptismo foi momento alto da recepção ao caloiro
A vila da Póvoa de Lanhoso recebeu, de 3 a 7 de Outubro, as cerimónias de recepção ao caloiro.
A latada e baptismo, na tarde de quarta-feira, dia 5 de Outubro, foi um dos momentos altos dos festejos que contaram, entre outros, com a serenata, nos Paços do Concelho, Piquenique, eleição de miss e mister caloiro ISAVE.
Com o objectivo de integrar os novos alunos, as cerimónias de recepção ao caloiro deste ano ficaram marcadas por momentos de grande animação e alegria, numa sã convivência de doutores e caloiros.