Adro da Igreja recebeu objectos


São João de Rei em festa

A missa e a procissão, na tarde de sexta-feira, dia 24 de Junho, foi o momento alto das festas em honra de S. João Baptista, realizadas na freguesia de S. João de Rei, de 22 a 26 de Junho. A procissão de velas, a actuação do grupo “Akisom”, do conjunto “Cantares da Nossa Aldeia”, dos “Inesquecíveis de Requeixo” e do Rancho Folclórico da P. Lanhoso foram outros dos momentos que integraram o cartaz das festas em honra de S. João. Num dia de sol e de imenso calor, os populares foram-se concentrando no adro da Igreja para participar nos momentos religiosos das festas, com a fanfarra dos escuteiros da freguesia a fazer a sua entrada no recinto pelas 16h20.
Num missa celebrada pelo padre Marco Gil e com o sermão a ficar a cargo do padre Fernando Senra, a população marcou presença em grande número para assistir à eucaristia.
Dando a conhecer a figura de S. João Baptista, o padre Fernando Senra revelou que este foi o último profeta do Antigo Testamento e que o seu nascimento foi motivo de alegria. Revelando que a missão de qual cristão é preparar o caminho do Senhor.
“Deus precisa do nosso olhar, das nossas mãos e do nosso coração. Deus não pode fazer o bem a não ser através de nós”, disse o sacerdote, alertando que é preciso que Cristo tome conta do nosso viver. Depois, seguiu-se a procissão, na qual marcaram pre-sença vários andores e os devotos de S. João, pelas principais artérias da freguesia. É usual ver-se, em algumas freguesias do concelho e não só, por ocasião do S. Pedro, o adro da igreja repleto de vasos, artefactos agrícolas e outros objectos.
Em S. João de Rei, a tradição marca presença pelo S. João. No adro, podiam-se avistar vasos com flores, uma casota e alguns objectos ligados à actividade agrícola, nomeadamente uma carrinha de um tractor e um fardo de feno.