Cartão do Munícipe

Autarquia + próxima + eficaz

Acelerar o atendimento ao público e diminuir burocracias é um dos objectivos do Cartão do Munícipe, apresentado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no dia 3 de Junho, na Casa da Botica. Trata-se, e segundo Armando Fernandes, vereador do Pelouro da Modernização Administrativa, de um novo elemento de identificação do cidadão povoense perante a Câmara Municipal, que faculta o acessos aos diferentes serviços disponibilizados pela autarquia.
Aproximar os munícipes do município é um dos objectivos do Cartão do Munícipe, através do qual os munícipes têm acesso a todos os serviços e funções disponibilizados pela autarquia, conforme destacou o vereador Armando Fernandes.
Na sua intervenção, o responsável pela pasta da modernização administrativa vincou que “este cartão destina-se a todos os munícipes povoenses, bem como a todos os cidadãos não residentes no concelho, bem como empresas, mas que tenham processos a tratar, ou que pretendam vir a tratar, na Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso.
“Pretende-se, ainda, que possa servir para reduzir o atendimento presencial, uma vez que passa a existir a possibilidade dos requerimentos serem pedidos via internet”, revelou Armando Fernandes.
Os interessados em possuir o Cartão do Munícipe devem dirigir-se ao Gabinete do Munícipe, no edifício dos Paços do Concelho, e preencher um formulário próprio, que deverá ser acompanhado por fotocópia do cartão do cidadão ou contribuinte e comprovativo de morada (cópia de uma factura de electricidade, telefone, tv, entre outras).
De acordo com a Câmara Municipal, a sua emissão, pelo me-nos até final do ano, é gratuita. Depois de realizado o pedido, o cartão chegará ao seu requerente acompanhado de um código secreto.
Destacando alguns dos passos dados no âmbito da modernização administrativa, e mostrando-se satisfeito com os avanços verificados nesta área, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, considerou que o Cartão do Munícipe trará uma grande responsabilidade aos serviços e funcionários, sendo que estes últimos irão receber formação adequada. Manuel Baptista considerou o Cartão do Munícipe como uma excelente ferramenta de trabalho.
Depois de apresentado, o Cartão do Munícipe foi entregue ao presidente da Câmara assim como aos vereadores Armando Fernandes, Gabriela Fonseca e Fátima Moreira, bem como aos presidentes de Junta do concelho.
Acedendo à página da autarquia, via internet, em www.mun-planhoso.pt, e, posteriormente, na secção “Serviços” os munícipes são direccionados para uma área onde consta a indicação “Serviços Online”. Aí, através do número de utilizador e da password, os interessados acedem a um conjunto de ferramentas disponibilizadas pela autarquia. Consultar o estado dos processos, dar entrada de requerimentos e apresentar sugestões, bem como aceder às respostas às questões apresentadas são algumas das facilidades.
No atendimento presencial, ao fornecer o cartão no balcão de atendimento, o acesso aos processos e historial de cada munícipe será mais eficaz, conforme deu conta o vereador Armando Fernandes.
Ainda segundo o vereador Armando Fernandes, desde que os serviços estejam ligados à base de dados, o cartão do munícipe pode ser o meio de identificação para acesso às piscinas e outros equipamentos municipais.

Executivo aposto na modernização administrativa
A modernização administrativa é um das bandeias do executivo liderado por Manuel Baptista. A consolidação da rede de dados, com os vários espaços municipais interligados por fibra óptica; a implementação dos Serviços de Informação Geográfica, que possibilitam, entre outros, a georreferenciação da rede de abastecimento de água, da rede de saneamento e dos processos de licenciamento urbanístico; a unificação das comunicações; a implementação dos sistema de gestão documental são alguns dos passos dados pelo actual executivo no âmbito da modernização administrativa.