Póvoa de Lanhoso

Bombeiros com desfibrilhador

Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso estão melhor equipados na área da saúde. Desde a passada segunda-feira, os soldados da paz povoenses dispõe de desfibrilhador. A entrega deste importante equipamento de reanimação decorreu na passada segunda-feira, dia 4, em Coimbra, numa cerimónia que contou com a presença de Manuel Pi-zarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e de Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM. Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso fizeram-se representar pelo presidente da direcção, Padre Luís Peixoto Fernandes, e pelo comandante do corpo activo, António Lourenço.
A corporação povoense foi uma das contempladas com os desfibrilhadores automáticos externos. No total, foram entregues, pelo INEM, 101 desfibrilhadores às várias corporações dos bom-beiros de todo o país.
O desfibrilhador automático externo (DAE) é um dispositivo portátil que permite, numa vítima em paragem cardiorespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. Para o uso correcto do equipamento, cinco elementos do Corpo Activo dos bombeiros voluntários povoenses receberam formação específica, ministrada no Centro de Formação do INEM, no Porto.
António Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários, mostrava-se satisfeito com o equipamento recebido. “Trata-se de mais uma ferramenta para cumprir a nossa missão, na ajuda a salvar vidas. Este é um importante equipamento para situações de emergência, em caso de paragem cardiorespiratória”, referiu.
“Era uma necessidade. É um equipamento que pode salvar uma vida”, disse ainda o comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Ao longo dos últimos anos, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso sofreram um grande salto qualitativo, tanto na renovação da frota e equipamentos, como na contínua formação dos seus elementos. Neste momento, os soldados da paz povenses possuem excelentes condições técnicas e humanas que lhes permitem responder, com mais prontidão e eficácia, às situações de emergência.