Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso


Mais velhos foram
as estrelas da Festa de Natal

Uma tarde de actividades, com os mais velhos no centro da festa, foi a iniciativa proporcionada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, como forma de assinalar a passagem do Natal.
Ao invés do tradicional almoço de Natal, dirigido unicamente para instituições voltadas para a idade sénior, a iniciativa deste ano assumiu um maior dinamismo e envolveu as várias instituições do concelho, as quais participaram activamente na festa- convívio, que culminou com um lanche para todos os participantes.
Cerca de 300 pessoas participaram na Festa de Natal promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e dirigida aos utentes das várias instituições de solidariedade social e centros de convívio do concelho. A estas instituições juntou-se ainda a Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso.
O auditório das antigas instalações do ISAVE, em Fontarcada, foi o local escolhido para a realização da festa, durante a qual os mais velhos foram as estrelas da tarde, entoando várias melodias. Foram vários os grupos que passaram pelo palco do auditório de Fontarcada. Para além das várias canções, o evento contou com um desfile de moda, pelos utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada e pela apresentação da peça “O boi e o burro”, pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
“Depois da análise dos anos anteriores, sentimos que a actividade era pouco dinâmica e revolvemos, este ano, fazer uma proposta que envolvesse os utentes na iniciativa, tornando-a, desta forma, mais participada e mais dinâmica”, referiu Fátima Moreira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal, justificando a passagem do Almoço de Natal para uma tarde de convívio, com a participação de vários grupos de utentes. A questão económica foi, também, um aspecto a ter em conta.
“Penso que este é o começo de muitos eventos. Esta é a oportunidade das instituições mostraram o trabalho que fazem durante o ano”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A Festa de Natal promovida pela Câmara Municipal contou com a presença dos utentes dos Centros de Convívio de Friande, Vilela e Esperança, assim como dos Centros Sociais de Calvos, Taíde, Serzedelo, Monsul e Sobradelo da Goma, Centro Teresiano de Verim, Casa de Trabalho de Fontarcada, ASSIS, Associação de Invisuais, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, Associação “Em Diálogo” e Universidade Sénior...