Presépios de Garfe
são marca do concelho

Pelo nono ano consecutivo, a freguesia de Garfe transforma-se na “Aldeia dos presépios” e presenteia os visitantes com quinze belas construções espalhadas pelos vários lugares das freguesias. A abertura dos presépios ocorreu sábado, dia 12, e os visitantes podem apreciar as quinze obras de arte até ao dia 9 de Janeiro. Ao longo dos vários dias, será realizada uma missa em cada um dos presépios. Numa verdadeira união de esforços, a população de Garfe colocou mãos à obras para construir os símbolos natalícios. Apesar do mau tempo que se fez sentir nos últimos tempos, o empenho dos moradores daquela freguesia possibilitou que tudo estivesse a postos para a inauguração. A população da freguesia, em especial os seus emigrantes, foi presenteada com a transmissão em directo da eucaristia dominical, desde a Igreja Paroquial.
Por estes dias, a freguesia de Garfe adquire um brilho diferente, com os vários presépios a dar um colorido diferente à época natalícia, tornando aquela aldeia num dos locais mais procurados nesta quadra. Mais do que assinalar a passagem do Natal, a iniciativa promove momentos de convívio e o estreitar dos laços de amizade entre o povo da freguesia de Garfe, conforme deu conta o padre Luís Peixoto, no momento da inauguração, realizada na tarde de ontem. Aquele sacerdote, lançando o repto à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, manifestou o desejo de que a inauguração no próximo ano, num momento em que aquela iniciativa celebra os 10 anos, se realize na “Rotunda dos Presépios”.
“Ao fim de 10 anos, a melhor forma de celebrar é termos uma rotunda no centro da freguesia que marque sempre Garfe como a “Aldeia dos Presépios”, desafiou o padre Luís Peixoto. Agradecendo o apoio dado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Junta de Freguesia de Garfe, o sacerdote deixou uma palavra especial ao povo da freguesia, “os grandes obreiros, que trabalharam afincadamente, de dia e de noite, à chuva e ao frio”.
“O boi e o burro” foi a encenação teatral apresentada pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso e alusiva à quadra natalícia, que antecedeu a inauguração dos vários presépios.
Dando conta das dificuldades, mas afirmando que é uma das prioridades, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, deu conta que a “Rotunda dos Presépios” será uma marca da freguesia e nascerá por ocasião da intervenção no centro cívico de Garfe, com o primeiro passo dessa intervenção, a colocação da rede de saneamento, a já estar concluído. De acordo com o autarca, a inauguração será uma realidade no próximo ano, por ocasião da celebração dos 10 anos dos presépios de Garfe.
Cilindro, Pinheiro, Escola EB1/JI, Salgueiros, Devesa, Fonte do Milho/Comenda/S. Pedro, carvalhinho, Assento/Rande/Igreja de Cima, Gondiães, S. Roque/Teire/Azenha Nova, Costa/Roda, Moinhos, Quintã/Eiras/Outeiro/Condes e Pena são os quinze presépios que podem ser visitados até ao dia 9 de Janeiro...