Almeida Santos homenageado
pela Associação de Invisuais

A homenagem a Almeida Santos, associado fundador da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), foi o ponto alto da cerimónia de tomada de posse daquela associação, realizada no dia 4 de Dezembro. Domingos Silva foi reconduzido no cargo de presidente da Direcção.
Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, apadrinhou a cerimónia de tomada de posse e de homenagem a Almeida Santos.
Frederico Castro e Martinho Gonçalves, deputados da Assembleia da República, Custódio Lima, director executivo do ACES Do Cávado II, Cabreira/Gerês e o médico Camacho Vieira foram algumas das personalidades presentes na cerimónia de homenagem, aos quais se juntaram os elementos do executivo municipal, assim como representantes de várias instituições do concelho.
As primeira palavras dirigidas a Almeida Santos foram proferidas por Joaquim Barreto, presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que ocupa a presidência da Assembleia Geral da AADVDB.
Dando conta do percurso profissional e político do homenageado, Joaquim Barreto o homem dotado, humanista, culto, com substância, assim como o homem de afectos e saberes.
“António de Almeida Santos é um homem solidário, que vive os problemas dos outros. Ele vê, ouve, é sensível e procura, com a sua ajuda, apoiar aqueles que com ele falam”, destacando Joaquim Barreto.
Referindo-se ao percurso de Almeida Santos, que exerceu cargos em sete governos e cinco ministérios, e desempenhou as funções de presidente da Assembleia da República, de 1985 a 2002, o presidente da Assembleia Geral da AADVDB aconselhou os políticos de hoje a se “inspirarem no pensamento e na prática de pessoas como Almeida Santos”...