EDITORIAL



Armindo Veloso




"A INVEJA"

“Pessoal e transmissível” é um programa de entrevista da autoria de Carlos Vaz Marques que vai para o ar na TSF.
São quarenta minutos de excelência. O entrevistador prepara-se e cria uma dinâmica adaptada a cada entrevistado que eu reputo de impecável.
No meio de tanta coisa vulgar produzida nas rádios é sempre bom verificarmos que há programas que mesmo sendo para minorias se aguentam anos a fio nas programações cada vez mais comerciais e ainda por cima no prime-time.
Os entrevistados são do melhor — o que também facilita convenhamos — e de qualquer nacionalidade. Quando são estrangeiros, estes são dobrados pelo próprio autor do programa.
Há tempos atrás, Vaz Marques entrevistava um escritor brasileiro, Zuenir Ventura, que escreveu um livro que se transformou num best-seller intitulado “A Inveja”. Dizia esse escritor que, dos sete pecados mortais, a inveja era o que o apaixonava mais pela sua ambiguidade.
A dissertação acerca da inveja foi soberba. A passos, dizia que o maior invejoso é o que diz reiteradamente que é invejado; a passos, dizia que nas conferências que proferia acerca da apresentação da obra literária perguntava à plateia se havia ali alguém que se declarasse invejoso. Nunca, ninguém!
Como o ser humano além de invejoso é cobarde!
A Inveja é um sentimento intrínseco.
Aquele que “não é invejoso” é o que, racionalmente, domestica esse sentimento.
Não tenhamos dúvidas que uma boa parte dos males do mundo têm a inveja como motivação.
“A Inveja” que vendeu dezenas de milhar de exemplares, foi invejado, e de que maneira, por muitos escritores menos bem sucedidos mas o seu autor recusou-se a responder à pergunta, matreira, se era invejado. Escreveu-o e pratica-o.
Grande entrevistador, grande programa. Felizmente há luar(cit.)...

Até um dia destes.