Deficiência com novas respostas
O Gabinete de Apoio ao Munícipe, nos Paços do Concelho, dispõe, desde o dia 5 de Novembro, de um Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIMPD). Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação apadrinhou a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional para a Reabilitação.
Orientar na resolução de problemas sobre mobilidade e acessibilidade; informar sobre direitos, benefícios e medidas de protecção social das pessoas com deficiência ou incapacidade; informar sobre cursos e locais onde obter formação profissional e sobre como obter apoio para um emprego ou para iniciar uma actividade por conta própria são algumas das tarefas do SIMPD, ao qual podem recorrer pessoas com deficiências ou incapacidade e respectivas famílias, assim como técnicos e instituições e serviços que desenvolvam qualquer tipo de actividade no domínio da prevenção, habilitação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade, ou qualquer cidadão que necessite de informações naquelas áreas.
Estar ao lado de quem precisa é, segundo Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o objectivo da Câmara Municipal. Dando conta do trabalho desenvolvido na área social, o autarca destacou o prémio “Autarquia Familiarmente Responsável” atribuído à autarquia, assim como da necessidade do concelho crescer em termos solidários...