Póvoa de Lanhoso


Alegria dos idosos supera
um quilómetro de estrada

A Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso tornou-se terça-feira um dos sete municípios portugueses funda-dores do projecto "Vencer o tempo nas sete cidades" que visa prevenir e educar para a saúde na velhice.
O protocolo fundacional foi assinado no Centro de Convívio de Friande, frequentado por cerca de duas dezenas de idosos que, às terças e sextas-feiras, ocupam os seus tempos livres com actividades lúdicas e úteis ara os seus agregados familiares.
Este programa pretende instaurar em Portugal, de uma forma proactiva um envelhecimento saudável — em contacto cm as novas gerações — através do conceito "Cidade amiga dos idosos" que foi lançado em 2005 pela Organização Mundial de Saúde.
"Persuadir o maior número de idosos a manter-se activos física e psicologicamente e incutir em cada um o desejo de se manter útil e 'vivo' na comunidade em que vive e incentivar a prática solidária, a curiosidade e confirmar a generosidade própria da juventude através de voluntariado criativo e permanente" constituem alguns dos objectivos deste programa.
O protocolo entre o município da Póvoa de Lanhoso e a Associação "Vencer o tempo" foi assinado por José Manuel Baptista e Ivone Ferreira, responsáveis dos dois organismos, respectivamente, numa sessão que contou com a presença da vereadora Fátima Moreira e do presidente da Junta de Friande, Francisco Silva...