Santo Emilião


Veneração a S. Bento
A procissão na tarde do passado domingo, dia 11, foi um dos momentos altos das festividades em honra de S. Bento, que tiveram lugar na freguesia de Santo Emilião.
O bom tempo ajudou e foram muitos os que ali se deslocaram para acompanhar a passagem dos andores, figuras alegóricas e o coro das virgens, que já é uma tradição nesta romaria.
Naquele dia, a manhã ficou marcada pelos actos religiosos, com a celebração da missa solene em honra de S. Bento. Durante aquele acto religioso, a figura de S. Bento foi evidenciada, bem como o seu exemplo de vida.
“A fé não é nenhuma apólice de vida. A fé é algo de diferente. A fé é a adesão a Jesus Cristo que colocamos como critério para toda a nossa vida. Aceitemos para a nossa vida tudo aquilo que ele nos propõe”, foi uma das mensagens deixadas ao longo da homília.
Durante a celebração eucarística foi ainda salientada a necessidade de redescobrirmos a palavra de Deus e de olhar para S. Bento como modelo e intercessor. No final, os fiéis foram desafiados a viver verdadeiramente como discípulos de Jesus.
De tarde, as atenções voltaram-se para a majestosa procissão, com o espaço envolvente ao Mosteiro de S. Bento, a receber centenas de pessoas vindas de vários pontos do concelho e de concelhos vizinhos.
Tal como nas romarias, as farturas e as vendedoras de doces marcaram também presença e trouxeram um colorido diferente ao espaço...