José Manuel Fernandes defende projecto ambiental


Incineradora para resíduos
não passíveis de valorização

Na visita ao Ecoparque Braval, realizada no dia 18 de Junho, o eurodeputado José Manuel Fernandes defendeu a criação de incineradoras para os resíduos não passíveis de valorização ou reutilização, com estas estruturas a assumirem um âmbito regional. “Devemos caminhar para não depositarmos nada nos aterros. Devemos caminhar para que os aterros tenham uma utilização mínima ou residual”, defendeu o eurodeputado do PSD. José Manuel Fernandes deu conta de que “seria interessante estudar-se a viabilidade de uma unidade deste tipo na região mas que essa unidade não fosse um entrave à sociedade de reciclagem”.
Destacando de que, para a incineradora, só seriam enviados os resíduos sem possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento, José Manuel Fernandes colocou a tónica no sentido de caminharmos para uma sociedade da reciclagem, olhando para os resíduos com “um recurso que deve ser sempre reutilizado infinitamente”. “A sociedade de reciclagem cria postos de trabalho. Por cada 10 mil toneladas de resíduos reciclados podemos criar 250 postos de trabalho. Se não houver reciclagem criamos, no máximo, dez postos de trabalho”, deu a conhecer José Manuel Fernandes.
Depois da visualização de um vídeo sobre a história da Braval, desde a sua criação até aos dias de hoje, o eurodeputado José Manuel Fernandes, numa visita conduzida por Pedro Machado, director-geral da Braval, ficou a conhecer a unidade de recolha de resíduos eléctricos e electrónicos, assim como a unidade de recolha dos óleos alimentares e mostrou-se satisfeito com a evolução registada no tratamento dos resíduos...