Entrevista a Davide Samuel Machado


Jovem povoense
tem futuro promissor no Ori-BTT

Chama-se Davide Samuel Almeida Machado, tem 22 anos, reside na Póvoa de Lanhoso e é, actualmente, uma das jovens promessas do Ori-BTT nacional, integrando, por estes dias, a selecção das quinas no campeonato mundial que decorre em Montalegre. Apesar da sua jovem idade, Davide Machado já tem um lugar assegurado entre os maiores da orientação em BTT. Nas revistas da especialidade, o seu nome tem sido destacada e tem recebido os mais rasgados elogios. O ‘MF’ conservou com o jovem Davide que por este dias representa a selecção nacional no 8.º Campeonato do Mundo.

Maria da Fonte - Como surgiu o Ori-btt na tua vida e há quanto tempo?
Davide Machado - A orientação em BTT (ORI-BTT) surgiu na minha vida através da orientação pedestre, modalidade que já pratico há cerca de 10 anos. Comecei a praticar logo após a entrada no 5.º ano de escolaridade. Quanto ao ori-btt, esta nova vertente surgiu na minha vida há relativamente pouco tempo, há cerca de 3 anos, após um convite para experimentar. A partir daí nunca mais deixei de a praticar.

MF - Quais as provas em que já participaste e quais os melhores resultados, a nível nacional e internacional?
DM - Falando apenas no ori-btt, nos últimos 2 anos tenho participado em todas as provas da Taça de Portugal e campeonatos nacionais, tendo conseguido, o ano passado, o título de Campeão Nacional no escalão de H21A. No decorrer deste ano, e estando agora inserido no principal escalão da modalidade, tenho já como resultados o de vice-campeão nacional de distância longa em elites. A nível internacional, destaco com grande importância o 16º lugar em distância longa na prova da Taça do Mundo, na Hungria, no mês de Abril, ao serviço da Selecção Nacional, posicionando-me neste momento no 57º lugar do ranking mundial.

MF - Qual a tua ocupação e se estudas o que pretendes seguir no futuro?
DM - Neste momento, e como infelizmente ainda não consegui arranjar emprego na minha área, estou a trabalhar/ajudar numa pequena empresa de família. Tenho como habilitações literárias o 12º ano e um Curso Técnico de Contabilidade, não pondo ainda totalmente de lado, o ingresso novamente nos estudos, ou uma possível inserção no ramo militar.

MF – Qual a próxima prova e quais as expectativas?
DM – Desde o dia 9 até domingo, dia 18 de Julho, integro a selecção nacional no Campeonato do Mundo de Ori-btt, que decorre em Montalegre. É com muito orgulho que represento a Selecção Nacional, tendo como expectativas alcançar um lugar no top 20 da competição. A ver vamos!

MF - Como descreves a modalidade?
DM - Cada desporto tem o seu carácter próprio. O carácter único da Orientação consiste em encontrar e seguir o melhor itinerário, através de terreno desconhecido, numa luta constante contra o tempo, exigindo capacidade de Orientação: boa leitura do mapa, avaliação de opções de itinerário, utilização da bússola, concentração sob stress, rapidez na tomada de decisão, corrida/pedalada em terreno acidentado, etc.

MF - O que é preciso para a sua prática?
DM - Uma bicicleta de btt, capacete, porta mapas e bússola, assim com um mapa e um chip de controlo, estes dois últimos fornecidos pela organização da prova.

MF Quais os teus objectivos em termos de modalidade?
DM - A nível nacional, obter a liderança do ranking e consagrar-me campeão nacional em elites e a nível internacional, continuar a “merecer” ser chamado à Selecção Nacional e tentar conquistar um lugar no top 20 do Ranking Mundial.

MF - Que balanço fazes da tua carreira até ao momento?
DM - Embora curta, o balanço é muito positivo, pois num curto espaço de tempo consegui obter resultados e “patamares” onde só pensava chegar após mais alguns anos de experiência.

MF - Que comentário te merece a modalidade a vel nacional
DM - Merece todos os melhores comentários. Como já pratiquei outros desportos, e daí possa fazer uma comparação entre eles, acho a Orientação, em si, é uma das modalidades mais fascinante e entusiastas de sempre pois considero-a como um dos desportos mais completos, no qual temos de conciliar a parte física com a parte mental, principalmente a concentração na escolha de opções e leitura de mapa, durante o esforço físico em tempo cronometrado.

MF - Que apoios tens neste momento...