Unidos na subida ao Pilar
Uma verdadeira multidão marcou presença, na manhã de domingo, dia 23 de Maio, na peregrinação arciprestal ao Pilar, numa grande demonstração de fé que reuniu as 31 paróquias do arciprestado (29 da Póvoa de Lanhoso e Arosa e Castelões, do concelho de Guimarães).
Pelas 9h30, os fiéis iniciaram a sua caminhada, desde a Igreja Matriz da Póvoa de Lanhoso até ao alto do Monte do Pilar, onde aí foi celerada a Eucaristia, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. As 31 paróquias fizeram-se representar pelos seus párocos, bandeiras, grupos de catequese e grupos de jovens, assim como pelo povo da freguesia. A estes juntaram-se as autoridades civis e religiosas do concelho.
O bom tempo ajudou naquele que é o momento mais alto de fé no Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, num dia em que se assinalou a Solenidade de Pentecostes. Vindos de todas as paróquias, os fiéis uniram-se na caminhada de fé, com o andor de Nossa Senhora do Pilar a chegar ao alto do monte, transportado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
A esplanada granítica localizada no alto do mundo encheu-se de fiéis que ali marcaram presença para acompanhar a celebração da Eucaristia. O sol abrasador foi uma constante durante as celebrações e foram muitos os que procuraram as sombras para se refugiarem das altas temperaturas que se faziam sentir naquele dia...
Marcadores:
póvoa de lanhoso,
religião