S. João de Rei

Festas de S. João

Nos dias 20, 22, 23, 24 e 27 de Junho a freguesia de S. João está em festa, com as tradicionais celebrações em honra de S. João. Do programa elaborado consta, no dia 20 de Junho, domingo, pelas 15 horas, cantares ao desafio, com Fininho e Irene Pinto, seguindo-se, pelas 17 horas, o bazar de prendas. No dia 22, terça-feira, pelas 21 horas, tem lugar a celebração da Eucaristia, na capela de S. António, em Requeixo, seguindo-se a procissão de velas para a Igreja Paroquial. No dia 23, por volta das 21h30, as atenções estarão voltadas para a actuação do grupo “Flores de Abril”, à qual se segue uma sessão de fogo-de-artifício.
O principal dia das festividades, dia 24, fica marcado pelas solenidades religiosas em honra do padroeiro S. João Baptista, cantadas pelo grupo coral da freguesia, cujo início está marcado para as 16 horas.
A procissão, com andores e figurados, sai à rua pelas 17 horas, acompanhada pelas fanfarras de escuteiros de S. João de Rei e Garfe. Após os actos religiosos, dá entrada, pelas 18h30, o grupo de gigantones da freguesia.
À noite, pelas 21h30, o folclore está em destaque, com a actuação do Rancho Folclórico de Verim. Uma sessão de fogo-de-artifício encerra o principal dia de festa.
O grupo de concertinas “Os Laranjinhas”, de Amares, abrilhantam a tarde do dia 27 de Junho, domingo, último dia de festa. Este dia ficará ainda marcado pela sardinhada, acompanhada de caldo verde. Uma sessão de fogo de jardim encerra as festas deste ano.