Agrupamento professor Gonçalo Sampaio



Uma escola para todos
Em toda a sua carreira como docente, Luísa Rodrigues Sousa Dias apenas abandonou o concelho durante três anos, para realizar o seu estágio e efectivar. Demonstrando uma enorme paixão pelo ensino, profissão que não trocaria por qualquer outra, a directora do Agrupamento Gonçalo Sampaio e presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, local onde está sedeado o agrupamento, fala com emoção e paixão do projecto que lidera, o qual pretende que a escola seja para todos.
O Gabinete do Aluno, o Bosquete, os projectos “Artemanias” e “Sempre a Apreender”, a Marcha Solidária, a Feirinha Solidária, o programa PES e Press (no âmbito da saúde) e as várias actividades desportivas são alguns dos elementos em destaque neste estabelecimento de ensino, alguns dos quais se estendem por todo o agrupamento que, actualmente, integra 21 das 29 freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso.
“O meu percurso começou aqui na Póvoa de Lanhoso, na Escola Preparatória Gonçalo Sampaio. Estive aqui durante quatro anos. Saí, durante três anos, para fazer o meu estágio e para efectivar. Quando para aqui voltei já foi para integrar o órgão de gestão, na altura presidido pelo dr. José dos Santos Moura. Vim para vice-presidente dele, para assegurar a parte administrativa. A partir daí, aqui estou”, é assim que Luísa Rodrigues Sousa Dias faz a apresentação do seu percurso profissional.

passado e presente no ensino

“Ao nível do desenvolvimento das condições de aprendizagem dos alunos, a evolução foi uma evolução positiva. Os alunos não fazem ideia das regalias e dos privilégios que têm nos dias de hoje. Há uma multiplicidade de recursos que tornam o ensino bem mais atraente, bem mais agradável do que naquela altura, a começar pelas próprias instalações. Os edifícios, em que os alunos permanecem a maior parte do tempo, ainda que tenham um ou outra falha, são edifícios com umas condições extraordinárias em comparação com 75/76. Houve uma evolução muito grande a nível dos meios para a formação dos nossos jovens”, disse aquela responsável, comparando as condições do ensino quando começou a leccionar com as existentes actualmente...