Lar Residencial
é o sonho dos invisuais

Após conseguir o equilíbrio financeiro da instituição, o grande sonho da direcção da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), localizada na Póvoa de Lanhoso, é a construção de um lar residencial. A novidade foi apresentada por Domingos Silva, presidente da AADVDB, durante a visita do deputado povoense Frederico Castro, na tarde de sexta-feira, dia 16 de Abril. Apesar de conhecer a instituição e as pessoas que a lideram, Frederico Castro tece a oportunidade de conhecer em pormenor as actividades ali desenvolvidas e a dinâmica da instituição.
O acordo atípico com a Segurança Social foi, segundo Domingos Silva, o grande arranque da associação de apoio aos deficientes visuais.
Depois da contenção financeira em 2008, devido à dívida acumulada que ultrapassava os 100 mil euros, o ano de 2009 ficou marcado por algumas novidades. “Gente feliz com olhos nas mãos”, um jornal trimestral, produzido em negro, áudio e braille, e um meio de comunicação junto dos utentes e associados, e o projecto “Visão Radical”, que possibilitou a prática de actividades radicais aos utentes da AADVDB e foi um importante meio de quebrar muitos dos tabus que existem em relação à deficiência visual, foram algumas das actividades apresentadas.
O projecto “Visão Radical” foi apelidado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação como um exemplo nacional a seguir por outras instituições.
Em 2009 as contas da AADVDB encerraram com um saldo positivo de 38 mil euros, contra os 4800 euros em 2008. “A associação está bem e recomenda-se. Os compromissos do passado estão praticamente sanados”, referiram os responsáveis da instituição...