“A Junta está condicionada financeiramente durante este ano”
MF - Referiram também que já possuíam projecto para a capela mortuária. Como está esse projecto?
PM - É verdade, a Junta de Freguesia tem um projecto para a capela mortuária que engloba, também, a antiga escola. Neste momento temos o processo pronto para, se for caso disso, apresentar uma candidatura aos fundos comunitários no âmbito do PRODER na próxima abertura do concurso. Também, no âmbito do PRODER, a Junta de Freguesia está a aguardar o deferimento de uma candidatura apresentada para a requalificação de um caminho agrícola que, caso seja aprovada, será uma obra de extrema importância para a freguesia.

MF - Qual a cobertura da freguesia em termos de água e saneamento?
PM - Em São João de Rei não há rede de saneamento básico e, com sinceridade, não sei quando teremos o saneamento básico na freguesia. A rede de água pública existente é da Junta de Freguesia e, para além de servir a rede de fontanários e tanques públicos, abastece praticamente todas as habitações da freguesia. Para além da rede existente, a freguesia dispõe de dois ramais secos, executados pela Câmara Municipal, à espera de ligação à rede municipal, nos lugares de Requeixo, Paço e Cancelos.

MF - Uma dos aspectos focados no vosso manifesto prende-se com o trazer de volta o pelourinho da freguesia. Vão conseguir concretizar este vosso anseio?
PM - O património é uma das preocupações desta Junta de Freguesia e é também um assunto muito caro para mim. É a nossa identidade, a nossa história. Tenho trabalhado sobre o caso do pelourinho e sei que é uma matéria muito sensível. Mas é melhor deixar este assunto para outra oportunidade quando tiver mais dados concretos. São João de Rei já foi sede de concelho e teve dois forais. O Foral Velho de 1228 e o Foral de 1514. Na freguesia não existe nenhuma referência física ao antigo concelho. Apenas existem dados bibliográficos e documentos da época. Por isso, é propósito desta Junta de Freguesia dar o devido destaque a São João de Rei na história do concelho da Póvoa de Lanhoso...