Desporto

‘Maria Balaio’: trabalho
e as preocupações do andebol povoense

Foi no dia 27 de Junho de 2009 que surgiu a associação ‘Maria Balaio’, fruto do desaparecimento da Academia ISAVE. Com vista a não deixar cair por terra o trabalho desenvolvido ao nível do andebol, um grupo de amigos fundou a “Maria Balaio”.
Quanto ao nome, João Ferreira, um dos elementos da direcção, justifica que “Maria Luíza Balaio era o nome da Maria da Fonte, referência histórica da Póvoa de Lanhoso e como já existe o nome de Maria da Fonte (futebol) entendeu-se por bem atribuir o nome de “Maria Balaio” para melhor identificação do clube com a Póvoa de Lanhoso”. Prosseguir o trabalho iniciado há 3 anos na Academia ISAVE é um dos objectivos da associação. “Com uma equipa a jogar na liga de andebol, era necessário ter escalões de formação. Convidado para o efeito, entre outras pessoas, iniciámos o processo do zero, pois quando cá chegamos havia 6 atletas para todos os escalões de formação”, refere João Ferreira. “Foi preciso fazer tudo e foi durante este tempo que fizemos o diagnóstico daquilo que é actualmente e do que pode vir a ser a AD Maria Balaio. O diagnóstico é um “mar” de dificuldades próprias de um clube que está a dar os primeiros passos e que tentaremos enfrentar com objectivos definidos com clareza”, acentua. Tornar o clube viável, reorganizando-o, procurando para o efeito tomar decisões que sejam estruturantes para a Associação desportiva; procurar um conjunto de parcerias/ /protocolos que tornem o clube estruturado e menos dependente das ofertas; divulgar o lema da Associação Desportiva, “DA PÓVOA PARA A PÓVOA” , divulgando a modalidade e o clube junto dos povoenses, por forma a que estes frequentem mais o pavilhão e vibrem com os jogos que os filhos realizam na vila, são algumas das metas apontadas pelos responsáveis da AD Maria Balaio, cujos objectivos passam ainda por manter as equipas na 1ª divisão e aumentar a cooperação com o desporto escolar, com as escolas primárias e com as juntas de freguesia do concelho.
Os resultados alcançados, desde que o andebol teve início na Póvoa de Lanhoso, encorajam os responsáveis da AD Maria Balaio. “Desde que trabalhem, os jovens da Povoa são tão bons como os de outras localidades, com mais experiências na modalidade. Quando for possível aumentar a quantidade de treino os objectivos serão mais ambiciosos”, refere João Ferreira...