Entrevista a Fernando Carlos, Presidente da Junta de S. Martinho do Campo



“Respondi a um pedido
feito pela população”


Depois de doze anos como secretário da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, Fernando Carlos Dias Ribeiro abraça, agora, um novo desafio como presidente da Junta de Freguesia. Em entrevista ao “Maria da Fonte”, o jovem autarca dá conta de que o apoio do município é fundamental para a concretização das várias obras na sua freguesia.
Maria da Fonte - Como está a ser esta experiência como presidente de Junta?
Fernando Carlos - Nestes primeiros dois meses está a ser uma experiência agradável. As exigências estão a aumentar porque é uma junta nova e, por vezes, as pessoas pensam que as soluções aparecem pelo facto de entrar uma junta nova mas se não houver, por parte do município, uma ajuda, há certas situações que não conseguimos resolver porque financeiramente são impossíveis de suportar.

MF – Quais as razões que o levaram a candidatar-se?
FC – Deve-se, essencialmente, ao incentivo por parte de várias pessoas da freguesia, dada a minha maneira de estar na vida, simpatia, saber servir e estar com as pessoas. Várias pessoas chegavam aqui, à Junta de Freguesia, e incentivaram-me a candidatar-me, pois achavam que era a pessoa mais indicada para estar à frente da Junta de Freguesia. Respondi a um pedido feito por grande parte da população, que gostava de me ver à frente do executivo da Junta de Freguesia. Tenho a minha profissão e não tenho outros interesses que não sejam o servir a população desta freguesia.

MF – O que espera destes quatro anos?
FC – Eu esperar, espero muito. Temos ideia do que queremos, temos obras que queremos fazer mas as mesmas só serão concretizadas se houver um apoio municipal, pois sem isso não há qualquer hipótese de as concluir.

MF – Nestes dois meses já houve algum contacto com a autarquia? Como é a relação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal?
FC – Já houve contacto e a relação é boa, tanto no contacto de presidente de Junta com presidente de Câmara, com também de amizade. Há uma certa relação de amizade com alguns elementos do executivo e tem corrido bem.

MF – Quais as principais obras que a Junta de Freguesia espera executar em 2010?
FC – Vamos tentar celebrar um protocolo com o município tendo em vista a aquisição de uma carrinha de 9 lugares para o transporte das crianças. Temos a EB 1 e o Jardim-de-infância e dado que a freguesia é muito extensa, já se justifica a aquisição de uma carrinha. Vamos adquirir uma carrinha de caixa aberta para dar apoio aos jornaleiros, devidamente equipada, que vai permitir uma melhor limpeza da rede viária. Neste momento, a Junta de freguesia tem duas grandes preocupações que dizem respeito a dois problemas com as águas pluviais. Um desses problemas fica situado no lugar de S. Tiago e já pedimos ao município ajuda na concretização da obra. As águas pluviais estão a prejudicar 6 habitações ali existentes porque está a entrar água no seu interior, pelo que é necessário construir uma nova conduta. Trata-se de uma obra que custa cerca de 10 mil euros e sem o apoio do município não temos possibilidade de a concretizar. Para além deste, temos um outro problema em Fonte Cova, também devido às águas pluviais. Ambas, são prioridades a curto prazo porque afectam o bem-estar das pessoas.
Temos, também, o projecto de requalificação da Avenida da Igreja, Rua do Souto e um Parque de Lazer em Baixo do Eido. Essa será uma obra que vamos apresentar ao município, para ser preparado o projecto e avançarmos logo que seja possível.
Pretendemos, também, colocar quatro novas paragens para autocarros. Dado o elevado valor de cada uma, estamos a contactar empresas localizadas na freguesia, com vista ao financiamento dessas paragens, através da colocação de publicidade nas mesmas durante estes quatro anos. Já temos uma resposta afirmativa para um delas e, agora, estamos a contactar empresas para patrocinar as restantes.
Apesar de não ser uma obrigação da Junta de Freguesia, preocupamo-nos com o bem-estar das pessoas da freguesia, sobretudo das crianças que, diariamente, se deslocam para a escola...