Especial Natal

Por ocasião da feira semanal, o ‘Maria da Fonte’ foi ao encontro de alguns povoenses, a fim de ficar a conhecer os seus hábitos relacionados com as compras de Natal. Conversamos com seis povoenses e aqui deixamos as suas respostas às perguntas realizadas pelo “Maria da Fonte”.


1 Já comprou as prendas de Natal?
2 Opta pelo comércio tradicional ou prefere as grandes superfícies?
3 Quanto gasta em prendas?
4 O valor gasto em prendas tem vindo a diminuir ou mantém-se igual?
5 Como está o poder de compra dos portugueses, em particular dos povoenses?
6 Como vai passar o Natal?


Maria de Fátima Vieira de Matos Rodrigues, residente em Brunhais
1 - Ainda não comprei as prendas de Natal. Costumo comprar as prendas antecipadamente. Vou comprando as prendas pois não gosto de deixar tudo para os últimos dias.
2 - Compro todas as prendas nas lojas de comércio tradicional da vila da Póvoa de Lanhoso.
3 - Para toda a família gasto cerca de 200 euros.
4 - O valor gasto em prendas mantém-se quase sempre o mesmo.
5 - Este ano está uma crise muito grande e as pessoas gastam menos dinheiro em prendas.
6 - Vou passar o Natal na minha casa, em Brunhais, com os meus filhos e o meu marido, que está emigrado mas vem passar a quadra natalícia cá. Mantenho os pratos tradicionais de Natal e a doçaria também.

Marta Machado, residente em Travassos
1 - Ainda não comprei as prendas de Natal pois costumo fazê-lo uma semana antes do Natal.
2 – Costumo ir ao centro comercial. Tem mais oferta e encontramos praticamente tudo o que procuramos.
3 – Não tenho ideia quanto ao valor gasto, mas compro cerca de dez prendas.
4 – Penso que mantenho o valor gasto ao longo destes anos.
5 – Acho que a crise leva a que muitas pessoas gastem cada vez menos em prendas de Natal e penso que são muitas as pessoas que o fazem.
6 – Será passado em casa da minha mãe, com toda a família. Mantemos, também, as tradições da quadra natalícia.

Helena Gonçalves, residente em Travassos
1 – Ainda não comprei as prendas de Natal. Não costumo deixar para os últimos dias mas este ano atrasei-me.
2 – Costumo ir às grandes superfícies pois a oferta é maior. Tanto no comércio tradicional como nas grandes superfícies há produtos que estão caros, apesar de se falar em crise.
3 – Gasto, normalmente, entre 100 e 200 euros.
4 – Tem sido igual o valor gasto ao longo dos anos.
5 – O poder de compra é menor, cada vez as pessoas têm menos dinheiro para gastar em compras e procuram o mais barato.
6 – O Natal será passado em família, mantendo-se a tradição.

Maria da Conceição Gonçalves, residente em Brunhais
1 – Já comprei todas as prendas e comprei muitas pois tenho muitos filhos e muitos netos. Comprei cerca de 30 prendas
2 – Comprei em vários locais da vila. Não vou aos centros comerciais. Faço sempre as compras nas lojas da vila e na feira.
3 – Já gastei bastante di-nheiro mas não sei precisar quanto.
4 – Não tenho diminuído às prendas e gasto quase sempre o mesmo valor todos os anos.
5 – Há menos poder de compra. Como sou reformada, o valor que recebo no final do mês está garantido mas há quem tenha cada vez menos dinheiro para gastar em compras.
6 – Vou passar em Brunhais juntamente com dois filhos que vivem cá pois os que estão no estrangeiro não vêm passar cá o Natal. A tradição mantém--se na minha casa.

Laura Rodrigues, residente em Lanhoso
1 – Ainda não comprei as prendas de Natal e deixo sempre para os últimos dias.
2 – Compro sempre nas lojas de cá. Como não tenho carro compro sempre pela vila.
3 – Quando vou a França aos meus familiares tenho sempre muitas prendas para comprar mas este ano vou passar cá o Natal e poucas prendas vou comprar.
4 – O número de prendas depende se vou ou não a França passar o Natal com os meus filhos.
5 – Há menos dinheiro e quando isso acontece as pessoas em vez de comprarem prendas mais caras optam por ir ao barato.
6 – Vou passar cá e claro que seria um Natal mais alegre se fosse a França passar a quadra natalícia com os meus filhos.

Armanda da Silva Lopes, residente na Póvoa de Lanhoso
1 – Já comprei algumas das prendas. Gosto de ir comprando e não deixo para os últimos dias.
2 – Compro em vários locais, tanto no comércio tradicional como nos centros comerciais.
3 – Não tenho ideia do va-lor gasto mas compro entre 12 e 15 prendas.
4 – Tenho vindo a gastar menos dinheiro com as prendas de Natal.
5 – As pessoas têm menos dinheiro para gastar. A crise faz com que se gaste menos dinheiro em prendas.
6 – Ainda não sei. Trabalho no lar e não sei se vou trabalhar nessa noite. Mantenho a comida tradicional desta época.