Cultura

P. Lanhoso e Montalegre unidos

Teve lugar, no dia 18 de Novembro, no auditório da Casa da Botica, a apresentação da parceria entre as câmaras da Póvoa de Lanhoso e Montalegre, que envolve o Centro de Criatividade e o Centro de Estudos do Barroso – Teatro e Tradições.
“A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Câmara Municipal de Montalegre, assumem, assim, a implementação de uma estratégia conjunta de formação cultural das suas populações, consubstanciada, na sensibilização para a arte e para a cultura e na formação de novos públicos”, disse Fátima Moreira, Vereadora da Cultura e presidente da nova cooperativa do Centro de Criatividade.
“Temos consciência que este é o caminho certo. Os concelhos de pequenas dimensões que têm pouca disponibilidade financeira para grandes apostas ao nível cultural, devem assumir esta estratégia de parceria efectiva com entusiasmos e convicção”, revelou ainda Fátima Moreira. “O Cálice da Alegria”, apresentado em Montalegre, a 13 de Novembro, foi a primeira produção conjunta que contou com elementos, entre técnicos e actores, dos dois municípios.
“Esta parceria permitirá, também, a rentabilização de recursos humanos qualificados assim como, a rentabilização do potencial artístico disponibilizados pelas diferentes residências artísticas que se têm revelado grupos de grande valor e qualidade artística”, assume Fátima Moreira que revelou ainda que “o sucesso alcançado com a primeira produção conjunta, “O cálice da Alegria”, realizado em Montalegre, é o primeiro resultado de um trabalho de parceria efectiva que nos faz acreditar que estão criada as condições para conseguirmos implementar as dinâmicas a que nos propomos”. De acordo com informações prestadas por Moncho Rodriguez, cerca de 300 estão já inscritas nas oficinas.
Dando conta da importância da preservação dos valores culturais, Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, deu conta dos vários temas (cegadas, crenças, sextas- -feiras 13 e contrabando) onde os responsáveis podem procurar inspiração para a criação de novas produções. “Queremos ser uma terra de produtos regionais, de turismo e de cultura”, disse o presidente da Câmara Municipal de Montalegre.
“Cada vez me orgulho mais da aposta do executivo no Centro de Criatividade”, disse Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Hoje a cultura não pode ter cor política. Há sim, trabalho e seriedade”, destacou Manuel Baptista, que considera esta iniciativa como uma “parceria saudável”, uma vez que junta o que de melhor as pessoas sabem fazer.
Descentralizar é, pois, a palavra de ordem, com a freguesia de Taíde a acolher uma oficina de dança, levando, dessa forma, as ofertas do Centro de Criatividade às freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso.