Santo Emilião


Manifestação de fé

A procissão em honra de S. Bento, no passado domingo, foi um dos momentos altos das festividades em honra de S. Bento, que se realizaram na freguesia de Santo Emilião, de 10 a 13 de Julho.
Centenas de pessoas concentram-se ao longo da estrada nacional para assistir à passagem da majestosa procissão, que contou com a presença de oito andores, dezenas de figurantes e do Carro das Virgens, com crianças da freguesia, que entoaram cânticos em alguns locais do trajecto. A beleza das ornamentações dos andores e os diversos figurantes, crianças e adultos, engrandeceram o acto religioso. Com 70 anos, Maria Macedo Sousa, residente em Santo Emilião, foi uma das presenças na procissão, envergando as roupas de S. Bento. Revelando que participa, por promessa, há já vários anos, Maria Sousa assume que gosta de tudo e é tudo muito bonito. “Acompanho todos os momentos da festa, especialmente os religiosos”, disse também aquela habitante de Santo Emilião.
Antes da saída da procissão, as atenções estiveram voltadas para a actuação da Banda dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso e da Banda Musical das Caldas das Taipas, que proporcionaram excelentes momentos musicais.
As festas atraem centenas de pessoas que não perdem a oportunidade de acompanhar os vários momentos festivos, que este ano tiveram como estrela de cartaz a artista Micaela.
No centro da freguesia, tal como acontece em muitas outras festas, as roulottes das farturas, as vendedoras de doces e os divertimentos marcaram também presença nos vários dias de festa.