Mais pequenos mostraram como se faz...


Ecologia e moda de mãos dadas

Mais de vinte jardins de infância do concelho da Póvoa de Lanhoso apresentaram, segunda-feira, dia 8 de Maio, um desfile de moda ecológico infantil, que teve lugar no pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, e pretendeu assinalar a Semana da Criança e do Ambiente, num momento em que a moda e a ecologia estiveram presentes em todas as criações.
Ao repto lançado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso responderam os agrupamentos de escolas do concelho, através dos jardins de infância, onde os mais novos foram as estrelas, desfilando pela passerelle as várias criações, com a utilização de materiais recicláveis ou reutilizáveis a ser a palavra de ordem, num desfile vincado pela beleza e criatividade presente nos modelos apresentados.
De tudo um pouco foi utilizado na criação dos belos modelos. Botões, copos de plástico, restos de tecido, rolhas, sacos de plástico, serapilheira, jornal e embalagens de leite foram alguns dos materiais, atendendo sempre à política dos 3 R’s: Reduzir, reutilizar e reciclar.
“O casamento reciclado”, “Um noivado reciclado”, “A primavera chegou”, “Traje de Noite” e “Do velho fazer novo” foram alguns dos temas apresentados pelos 22 jardins de infância dos Agrupamentos Gonçalo Sampaio e Ave.
Mais de mil pessoas marcaram presença no pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, para assistir ao desfile dos mais pequenos.
De entre a imensa plateia destacavam-se os utentes das IPSS’s concelhias, permitindo o encontro de gerações.
Tendo por base o projecto curricular “A Arte dos Grandes em Mãos Pequenas”, os jardins de infância colocaram a arte na moda e trouxeram ao palco belos modelos, pautados pela criatividade e imaginação, numa iniciativa que envolveu alunos, educadores, encarregados de educação e toda a comunidade.
Com 4 anos, a Joana exibia orgulhosamente o seu vestido de noiva, deveras original, constituído por pedaços de copos de plástico e tampinhas, todas elas interligadas que davam um ar arrojado ao modelo. (...)