Restauro da tribuna e do tecto

Serzedelo: intervenção
na Igreja Paroquial concluída


Já foi dada por concluída a intervenção na Igreja Paroquial de Serzedelo, que compreendeu o restauro da tribuna e do tecto da capela-mor. Iniciadas em Outubro de 2008, as obras inicidiram, sobretudo, na tribuna, que se encontrava num avançado estado de degradação, ameaçando ruir.
Os trabalhos, a cargo do Instituto de História e Arte Sacra da Diocese de Braga, envolveram actividades de marcenaria, carpintaria e pintura, com algumas das peças de madeira a ser restauradas e outras substituídas, tal era o seu estado de deterioração.
Muitas das peças de madeira foram restauradas e outras substituídas, seguindo-se a desinfestação, a pintura, de harmonia com a traça original datada do século XVIII, e o douramento.
Orçadas em cerca de 35 mil euros, as obras irão ser custeadas com os vários donativos e ofertas que Conselho Económico conseguiu arrecadar ao longo do tempo, fruto da grande generosidade dos paroquianos de Serzedelo.
“Ainda não temos o valor necessário. Faltam-nos ainda os donativos de algumas famílias, pelo que esperamos conseguir a verba necessária para custear as obras”, referiu o padre António Lopes. (...)