Iva Delgado à conversa no Theatro Club


“Na campanha eleitoral de 58
tínhamos Pides à porta”

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, e numa organização da turma de Turismo do 12.º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebeu, no dia 23 de Abril, a visita de Iva Delgado, a filha do General Humberto Delgado.
Para além da conversa com a filha do conhecido “General sem Medo”, a iniciativa, que teve o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, contou com momentos de dança, musicais e de interpretação, pelos alunos da turma de turismo, num pequeno apontamento do antes e do pós 25 de Abril.
Na sua conversa com os alunos do 9.º e 12.º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Iva Delgado deu a conhecer a sua infância e as suas vivências no tempo da ditadura.
“Na campanha eleitoral de 58 nhamos Pides à porta. Tínhamos nomes para todos eles, pois era uma forma de exorcizar o medo”, revelou Iva Delgado, que não deixou de dizer que “1958 foi o fim do Salazarismo”.
“Mas nem tudo foi mau naquele tempo”, disse Iva Delgado, dando o exemplo da Mocidade Portuguesa e da Obra das Mães.
“Eu era da vossa idade e todos os dias sentia medo. Penso que o meu pai não sentia medo porque ele tinha uma profissão de risco”, revelou.
A posição da família quanto à candidatura, o exílio de seu pai e o anel encontrado no dedo de Humberto Delgado aquando a sua morte foram alguns dos assuntos abordados ao longo da conversa, tendo dado a conhecer o conteúdo dos arquivos encontrados na Torre do Tombo, onde constavam as escutas e os dados recolhidos pelos agentes da Pide, quer em relação a seu pai, quer em relação a ela própria.
Depois de apresentar o seu testemunho e dar a conhecer as suas experiências, Iva Delgado respondeu a algumas perguntas colocadas pelos alunos presentes.
Naquele dia foram ainda inauguradas, na Galeria do Theatro Clube, as exposições “Humberto Delgado – o General sem medo” e “Quiseram calar-nos! Não se assassina a Liberdade” da Fundação Humberto Delgado e “Abril 35 - Fotografar a Democracia”, organizada pela Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.