EDITORIAL

Armindo Veloso




O ZÉ MANEL

O Zé Manel vai ser presidente da Câmara de Vila Verde, dizia-me uma pessoa amiga há uns anos atrás.
Eu não fazia ideia nenhuma de quem era o Zé Manel e perguntei-lhe porquê. — Porque é porreiro, amigo de toda a gente, prestável e vai comer à Rosa Dias. A Rosa Dias era, é?, uma tasca no centro de Vila Verde onde almoçava desde o Doutor ao trabalhador mais humilde da construção civil.
Conheci depois o Zé Manel e constatei o que me tinham dito.
De facto, ele veio a ser eleito presidente da Câmara e a desenvolver um bom trabalho no concelho, onde se destaca a relação afectuosa e a sempre disponibilidade para atender o mais simples cidadão que lhe pedia emprego ou se queixava de dores nos ossos.
Envolvido dentro dos órgãos partidários, nacionais, conseguiu que se lembrassem dele para constar na lista para as eleições Europeias em lugar elegível. Como sabemos, é a lista eleitoral mais concorrida...
Desta forma, o Zé Manel, deixou, naturalmente, a Câmara de Vila Verde entregue ao seu vice – homem que também conheço bem e a quem desejo felicidades – fazendo assim um desmame ao poder com toda a naturalidade e democraticidade.
Claro que há sempre quem chame à colação o facto de a esposa estar em número três na lista para os órgãos autárquicos. Mas, não tenho dúvida que a senhora em causa fará um bom trabalho na área social, ambiente que conhece bem e sei que foi o partido, o PSD, que fez pressão para que a senhora constasse em lugar cimeiro.
No intervalo de tempo que mediou o anúncio da sua candidatura ao Parlamento Europeu e a nomeação do candidato para o substituir na Câmara, diziam à boca cheia que ele, o Zé Manel, iria esperar pelas eleições e caso não fosse eleito voltaria para seu lugar. Nunca acreditei nessa possibilidade porque o conheço.
Que bom seria se alguns gurus dos partidos, por exemplo a Dra. Elisa Ferreira ou a Dra. Ana Gomes, ambas do Partido Socialista, aprendessem que o povo não é estúpido e ao votar para as Câmaras em que elas se candidatam vão-se lembrar que suas Exas. não abdicaram do seu lugarzinho na lista europeia em lugar elegível.
A província e os provincianos dão muitas lições.
É mais uma.

Até um dia destes.