Nova estação em S. Martinho permite mudança

ETAR da vila foi desactivada


A entrada em funcionamento da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais localizada em S. Martinho do Campo permitiu a destivação da ETAR localizada na vila da Póvoa de Lanhoso, resolvendo-se, dessa forma, problemas de maus cheiros e de contaminação dos cursos de água existentes nas proximidades, como a Ribeira de Galegos, que desagua na Ribeira da Póvoa, afluentes do Rio Ave. Segundo a autarquia, o saneamento está agora ligado ao emissário do Ave, com tratamento na ETAR de Nasceiros, em S. Martinho do Campo. “Para além daquela, também está a ser desactivada a estação elevatória dos Moinhos Novos, na vila, o que contribui, da mesma forma, para a qualidade dos cursos de água, passando a ser feita uma ligação gravítica ao emissário da Ribeira da Póvoa”, revela a Câmara Municipal.
Em breve e de seguida, será desactivada a estação elevatória de Lanhoso, com ligação à Ribeira de Galegos. A este propósito, de referir que a Quinta do Minho já se encontra ligada a este emissário em virtude de um protocolo assinado entre aquela entidade e a Águas do Ave.
Recorde-se que a ETAR de Nasceiros serve toda a bacia do Ave deste concelho, já estando ligadas as freguesias de Galegos, Lanhoso, Calvos e Póvoa de Lanhoso. Em breve, também estarão ligadas à ETAR de Nasceiros as freguesias de Fontarcada, Taíde, Garfe, Vilela, S. Martinho do Campo e Santo Emilião. Esta ETAR ainda abrange freguesias dos municípios de Fafe (Agrela e Serafão) e de Guimarães (Gondomar).
(...)