
Medidas sociais já no terreno
Depois da apresentação oficial, a 18 de Fevereiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete de Apoio ao Munícipe, já se encontra a receber as candidaturas ao programa Viver +.
Destinado a povoenses à procura do primeiro emprego ou em situação de desemprego, esta medida social pretende proporcionar oportunidades de contacto com o mercado de trabalho e prevê a atribuição de uma compensação pecuniária, importante para as famílias.
Podem participar neste programa os munícipes com idades igual ou superior a 26 anos, em situação de procura de primeiro emprego e/ou de desemprego há mais de um ano com inscrição no Centro de Emprego e que não beneficiem, em qualquer das situações, de outros apoios ao subsídios.
Segundo Fátima Moreira, esta iniciativa tem como grande objectivo a inserção no mercado de trabalho, numa perspectiva de primeiro contacto com o trabalho, para os jovens, ou numa perspectiva de novas experiências e de aquisição de novas competências profissionais, para os desempregados de longa duração.
O duração do programa varia de 4 a 6 meses e o beneficiário terá direito a uma bolsa mensal e a um seguro de acidentes pessoais. A bolsa atribuída será equivalente ao valor da pensão social, cerca de 185 euros, sendo elaborado para cada beneficiário um programa ocupacional, composto por quatro horas diárias de actividades, tidas como socialmente úteis para a comunidade, promovidas pela autarquia e/ou por outras instituições locais, como as juntas de freguesia e IPSS’s, e, actividades de pesquisa de técnicas de emprego, estas realizadas no UNIVA local.
Esta medida não pretende substituir-se ao mercado de trabalho tradicional, mas sim, ser uma ajuda transitória, que possibilitará o contacto com uma actividade que poderá abrir portas ao mercado de trabalho efectivo.
Autarquia aposta na melhoria das condições habitacionais
Este será também um ano em que a Câmara Municipal vai reforçar, substancialmente, o apoio em cedência de materiais para melhoria das condições habitacionais. Segundo a Vereadora Fátima Moreira, o levantamento das carências habitacionais no concelho está concluído e foram sinalizados cerca de quarenta casos, com a prioridade a recair nas habitações de idosos e de pessoas com deficiências motoras que necessitam de adaptações nas suas habitações.
Ainda segundo presidente da Câmara Municipal, numa fase inicial a autarquia da Póvoa de Lanhoso irá avançar com a ajuda nas intervenções em dez habitações.
“Temos casos de idosos que necessitam de utilizar os nebulizadores e não têm electricidade e outros cujas habitações não possuem água quente e não têm as mínimas condições para receber o apoio domiciliário”, destacaram.
Actividades com os mais velhos
“Envelhecimento saudável e envelhecimento activo” é um dos programas a desenvolver com os idosos, com a autarquia a possibilitar actividades de convívio, lazer e ginástica aos utentes das IPSS’s e centros de dia do concelho, estando já definido um programa para todo o ano.
Apostar na divulgação do Programa “Mais Póvoa” é um dos objectivos da Câmara Municipal. Trata-se de uma linha de crédito que pretende apoiar micro e pequenas empresas do concelho, estimulando as suas actividades, disponibilizando meios financeiros a taxas muito competitivas e de forma simples.
Este programa envolve a participação da autarquia, IAPMEI, ADRAVE, BES e Norgarante.
Estimular as actividades das empresas, disponibilizando meios financeiros e taxas competitivas se sem as burocracias habitacionais dos bancos é um dos objectivos deste programa.
Financiamento até 100% do investimento, rapidez no processo de decisão, prazo de reembolso alargado, taxa de juro preferencial e isenção de comissões são as vantagens para as empresas que se proponham realizar pequenos projectos de investimento.
“O emprego resolveria muitas das situações sociais que se vivem no concelho”, frisou o presidente da Câmara Municipal que destacou ainda a importância de se potenciar o emprego, revelando que, para este programa, estão disponíveis, em termos orçamentais, 100 mil euros.
Formação Parental
Para além do apoio social, psicológico, jurídico e orientação vocacional, o Gabinete de Apoio à Família iniciou, no dia 26 de Fevereiro, no Centro Ambiental de Calvos, sessões de formação parental, cujos destinatários são as famílias identificadas no âmbito do programa “Territórios In”, que auferem o rendimento de inserção ou se encontram a ser acompanhadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. A referida formação irá proporcionar aos pais uma melhor gestão dos conflitos, prestando também um melhor acompanhamento aos seus filhos.
As sessões decorrem das 18h30 às 20h30 e foram criadas todas as condições para que as famílias ali possam jantar e levar os seus filhos, sendo proporcionadas a estes últimos diversas actividades.
De referir que, anteriormente, estas mesmas famílias receberam formação no âmbito da economia doméstica, cujos resultados foram bastante positivos.
Ajuda na aquisição de terrenos
Está em fase de finalização a proposta da autarquia da Póvoa de Lanhoso no sentido de ajudar na aquisição de terrenos a empresas que se pretendam instalar no concelho em função dos postos de trabalho a criar.
Depois de finalizada, a referida proposta carece ainda de aprovação em reunião de Câmara.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Manuel José Baptista, o objectivo é permitir que o investidor não deixe de escolher este concelho pelo facto dos preços dos terrenos não serem competitivos.
“De o projecto for interessante e gerar emprego a autarquia não o vai deixar fugir”, destacou o autarca Manuel José Baptista.