Cremildo Pereira em destaque
Dando seguimento à iniciativa “Autor do Mês” a Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso dá destaque, durante o mês de Março, às obras publicadas por Cremildo Pereira, um povoense, nascido em Geraz do Minho, que depois de vários anos por Lourenço Marques, em Moçambique, fixou residência em Queluz, tendo falecido a 10 de Março de 2005.
Cremildo Pereira nasceu no dia 18 de Setembro de 1911, na freguesia de Geraz do Minho, tendo partido, em 1930, para Lourenço Marques, tendo sido admitido nos caminhos-de-ferro, onde fez a sua carreira profissional, até ao seu regresso a Portugal, em 1975, quando desempenhava as funções de Chefe dos Serviços de Finanças.
Apesar dos seus múltiplos interesses, o basquetebol foi a sua grande paixão tendo estado profundamente ligado à arbitragem e sido o introdutor do minibásquete em Moçambique, em 1964.
No desporto, foi praticante de atletismo no Sport Clube Maria da Fonte, de ginástica no Clube Ferroviário de Moçambique e de futebol – modalidade que abandonou, segundo as suas próprias palavras, “devido ao ambiente doentio que se ia criando à sua volta”.
Da sua bibliografia, a maior parte ligada ao basquetebol, destaca-se: Basquetebol: regras oficiais de 1968; regras oficiais de 1972; Basquetebol: guia do árbitro; O rádio amador em marcha: manual do principiante; D.Sancho I e a Ribeirinha; Berredo de Geraz do Minho; João Manojo Coelho; Mundo que os portugueses descobriram; Tomada do Castelo de Lisboa e 2001, Sec XXI, III milénio.
Cremildo Pereira foi também colaborador deste jornal durante vários, tendo sido publicados muitos dos seus trabalhos, a maior parte deles ligados à história do concelho da Póvoa de Lanhoso.