Autarquia apresenta medidas contra a crise

As prioridades são:
apoio social e emprego





















A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou, no passado dia 18 de Fevereiro, um conjunto de medidas de apoio às famílias mais carenciadas do concelho e de criação de emprego.
De entre as medidas apresentadas, destaca-se o subsídio de apoio às rendas, que vigora desde o início do ano, o cartão das famílias numerosas e o Programa Viver+, em vigor desde a semana passada. Para além destas medidas sociais a autarquia pretende avançar com medidas que permitam a criação de emprego. A divulgação do “Fundo Mais Póvoa” e a ajuda na aquisição de terrenos a empresas que se pretendam instalar no concelho, em função dos postos de trabalho a criar, esta última a submeter a reunião de Câmara, são alguns desses exemplos.
No decurso da conferência de imprensa, que contou com a presença de todo o executivo, Manuel José Baptista, presidente da Câmara Municipal, destacou que “perante a grave situação económica que afecta a maioria das famílias nós não podíamos ficar indiferentes. Aliás, aquilo que hoje vamos apresentar, não é mais do que um reforço do trabalho já desenvolvido, pois desde 2005 temos noção da importância das políticas sociais e já nessa altura prevíamos que os problemas se iriam agravar”.
A realização de uma conferência sobre os têxteis, no dia 3 de Março, o congelamento das actualizações do custo da água e da recolha de resíduos e a redução dos prazos médios de pagamento foram outros dos assuntos destacados pelo presidente da autarquia. As medidas anunciadas vêm juntar-se a outras já colocadas no terreno ao longo dos tempos, como a redução das taxas do IMI, o reforço da acção social escolar, o gabinete de apoio às famílias, o cartão do idoso e da pessoa com deficiência e a loja social. Para os apoios sociais como o subsídio às rendas, o programa Viver + e outros apoios directos às famílias carenciadas e às actividades com os idosos estão estimados mais de 200 mil euros. “As medidas existem e estão no terreno, sendo necessário reforça-las com uma maior intervenção e proximidade junto das populações”, destacou Fátima Moreira, Vereadora da Acção Social que salientou a importância da participação de todos os parceiros da Rede Social na referenciação das famílias mais carenciadas e destacou o trabalho notável desenvolvido pelos vários parceiros.