Educação

'Comenius' visitou a Póvoa


No âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida “Comenius - Parcerias entre Escolas - A Minha Região na Europa, a Póvoa de Lanhoso recebeu, de 5 a 7 de Novembro, sete professores polacos e espanhóis que, além da Póvoa, visitaram alguns locais do distrito, como Braga e Guimarães.
A vinda destes professores surge no âmbito da participação da Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE) no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida “Comenius - Parcerias entre Escolas - A Minha Região na Europa”, cujo objectivo central pretende fazer despertar as escolas participantes para o facto de que o patriotismo envolve também o respeito pelos outros, tolerância e a redução de complexos e de estereótipos.
Na manhã de 5 de Novembro, a comitiva e alguns docentes da EPAVE foram recebidos nos Paços do Concelho pela vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora da Educação. Gabriela Fonseca, que é também a Presidente do Conselho de Gerência da EPAVE, desejou aos participantes uma boa estadia no concelho e entregou-lhes algumas recordações das terras da Maria da Fonte, de modo a divulgar o que de melhor as terras de Lanhoso têm para oferecer. De resto, promover as regiões com um objectivo turístico é uma das intenções deste inter- câmbio, que trouxe até à Póvoa de Lanhoso os parceiros da Polónia e da Espanha. Promover a aprendizagem de línguas como ferramenta principal para descobrir outras culturas e tradições; ensinar a arte de apresentar a região; descobrir a região, história, monumentos, atracções turísticas e problemas da sociedade local e a cultura de outras nações são outras das finalidades do “Comenius”, no âmbito do qual alguns representantes da EPAVE irão deslocar-se-ão à Polónia, em Maio de 2009.